sexta-feira, 31 de maio de 2019

Os 99 anos do Dr Cid Bastos Borges




Hoje, o saudoso dr Cid Bastos Borges estaria completando 99 anos de idade. Filho do casal Tonio Borges (Antonio de Oliveira Borges) e Carmita (Carmem Bastos Borges) teve os  irmãos Hélio, Fonsinho (Ildefonso), José e Orlando.

Estudou no Colégio Rio Branco (antes de ter ido para o Alto de Santa Rita), no Colégio Carvalho, em Niterói, e formou-se em Odontologia pela antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de Niterói que seria encampada pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Esteve convocado na 2ª Guerra Mundial patrulhando as costas brasileiras na Região de Campos, desde a Foz do Rio Itabapoana até a foz do Rio Paraíba, no período de 1942-1945, tendo chegado ao posto de 2° Tenente, quando a guerra acabou.

Casou-se em 1950 com Margarida Maria Soares Borges, de família de Niterói, tendo 5 filhos: Carmem Lúcia, Maria José, Antonio, Francisco Eugênio e Maria Estefânia.

Foi jogador (considerado ótimo "center half") e Presidente do Ordem e Progresso Futebol Clube. Costumava se gabar de nunca haver perdido para o Olympico, em especial nas Festas de Agosto, quando vinha de Niterói jogar e, além de vencer, deixava sempre o seu golzinho...

Foi vereador no período entre 1955 e 1959. Era líder de sua família e dos amigos, onde todos procuravam conselho e orientação.

Foi presidente da Fundação Educacional de Bom Jesus, que fundou o Colégio Técnico Agrícola, que levaria o nome do irmão Ildefonso.

Muito religioso, participou ativamente da vida da Matriz do Senhor Bom Jesus como membro da Liga Católica, como Vicentino e Catequista na região rural ao lado de muitos companheiros.

Mas foi na APAE de Bom Jesus onde o consagrado cirurgião dentista se destacou, tornando-a referência nacional.

Foi graças a ele que a APAE conseguiu o terreno para construir a sede própria. Conseguiu, ainda, que seu amigo João Bousquet doasse um terreno localizado na rua São José do Calçado e outro localizado em área próxima onde funciona atualmente uma quadra de esportes,  piscina, auditório e uma gráfica.

A inauguração da sede própria ocorreu no dia 13/09/1985.

Dr. Cid vivia incansavelmente em favor da APAE. Grande dministrador, procurava passar segurança a todos os servidores. Quando um funcionário estava com problema, ele o chamava e dizia: 'vamos conversar!'. Era, portanto, um administrador sempre presente e ciente de que a APAE só iria prosperar se todos os funcionários estivessem se sentindo bem.

Seu legado, com o apoio de inúmeros colaboradores, é admirável.

Atualmente, são 289 pessoas atendidas pela instituição, oriundas das duas Bom Jesus, Apiacá e São José do Calçado. São 80 funcionários atuando na APAE, incluindo os professores da rede municipal. A entidade conta com profissionais qualificados, é referência na região, e já recebeu visitas de outros municípios para saberem como funciona uma APAE.  Trata-se de uma instituição que presta um serviço de extrema relevância, de efetivação de política pública de atendimento à pessoa com deficiência.

Na APAE, funciona a Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges, que atende alunos da educação infantil, ensino fundamental e jovens e adultos.

Dr. Cid faleceu no dia 10 de agosto de 1994, aos 74 anos, mas deixou seu nome marcado para sempre na história da APAE e de Bom Jesus do Itabapoana.

(Com informações de Antonio Soares Borges e Maria Estefânia)


A criança Cid Bastos Borges

Em 1942, Dr Cid integrava a equipe do Ordem e Progresso, juntamente com Luciano Bastos e Abelino, pai de Aurílio e Alcir "Moleza", que também jogaram no time canarinho








             
Placa em homenagem ao dr. Cid Bastos Borges





Dr. Cid Bastos Borges dedicou sua vida à APAE, desde a fundação desta, ocorrida no dia 26/11/1978, até seu falecimento em 10 de agosto de 1994













Nenhum comentário:

Postar um comentário