segunda-feira, 6 de maio de 2019

Provavelmente, o português mais poderoso da história


Na foto, o Papa João XXI. A 15 de Setembro de 1276, era eleito o Papa João XXI, o único papa português da história. Foi coroado Papa a 20 de Setembro.

Estudou em Paris e quando regressou a Portugal, foi nomeado director da escola de Lisboa. Depois, ensinou medicina, na universidade de Siena e foi médico do Papa Gregório X que o promoveu a cardeal-bispo.

Uma das personagens mais ilustres da sua época, os registos descrevem-no como um dos homens mais cultos do seu tempo.

Mais inclinado para o estudo de medicina, teologia e direito canónico, do que às problemáticas da igreja, deixou muitas decisões políticas da igreja, a cargo do cardeal Gaetano Orsini, futuro Papa Nicolau III.

Dante Alighieri, maior poeta de sempre de língua italiana, escreve sobre ele na obra "Paraíso", entre os teólogos do "Céu do sol".

Num tempo, onde os Papas dispunham de um enorme poder, inclusive poder temporal, para além do espiritual, João XXI foi um agente da paz. Procurou a paz tanto com a igreja do império Bizantino, como a paz entre os Habsburgo e Carlos de Anjou que estavam em constante conflito, envolvendo com eles diversos Estados da Europa.

Um homem ímpar no seu tempo, cujo papado infelizmente terminou de forma repentina, com a sua morte precoce.

Cristiano Santos

Enviado por Antônio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário