O JONF (Jornal O Norte Fluminense) apresenta a seguir o Calendário Histórico-Cultural de Bom Jesus do Itabapoana relativo ao mês de setembro. Trata-se de um processo, uma obra em andamento e em permanente construção.
04. Falecimento do poeta dr Ayrthon Borges Seródio, o mestre do soneto, em 2016.
06. Fundação, em 1930, do jornal A Voz do Povo, por Osório Carneiro. Hoje, tem o eficiente comando da Dra Nisia Campos.
08. Falecimento, em 1932, de Pedro Gonçalves da Silva Jr., o primeiro prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua primeira emancipação, ocorrida no dia 25/12/1890..
09. Nascimento da Professora Maria Apparecida Dutra, em 1930, neta de Pedro Gonçalves da Silva Jr, primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, por ocasião da primeira emancipação, e Isabel de Figueiredo (descendente de Silva Pinto, um dos primeiros colonizadores de nosso município). É filha do historiador Antônio de Sousa Dutra e Alice Gonçalves da Silva. Sua vida se confunde com a história de Bom Jesus do Itabapoana.
10. Nascimento da musicista Georgina Teixeira Mello, a Dona Nina, em 1924. Ela fez das notas musicais a trilha sonora de nossa cidade. Fundou a Escola de Música Levy Aquino Xavier, em homenagem ao 1º. maestro de Bom Jesus do Itabapoana, por onde passaram cerca de 2.000 alunos.
12. Fundação da Escola de Música Cristo Rei, em 1985, pela festejada pianista Marise Xavier.
17. Nascimento do consagrado violonista e compositor Amilcar Abreu, conhecido como "Mão de Ouro", que integrou o aclamado Grupo Musical Amantes da Arte. Lançou o clássico CD "Pingos de Saudade".
22. Fundação da aclamada Companhia Musical Corre Coxia, em 1999, pelos irmãos Martha Salim (primeiro plano) e Pedro Salim.
24. Nascimento de Raul Travassos, um dos mais importantes cenógrafos do Brasil. Trabalhou em mais de 50 novelas da Rede Globo de Televisão. É restaurador, músico e artista plástico, um dos gênios de nossa cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário