domingo, 1 de junho de 2014



HISTORIADOR E ARTISTA PLÁSTICO BONJESUENSE É UMA DAS ATRAÇÕES DO CIRCUITO CULTURAL NO ECLB 


Adilson Figueiredo no Congresso Luso-Brasileiro do Barroco, no Santuário de Bom Jesus do Braga, na cidade de Braga, Portugal

Historiador, artista plástico, restaurador-conservador do LACON (Laboratório de Conservação e Restauro) vinculado à SMU (Superintendência Estadual de Museus), da Secretaria Estadual de Cultura, o bonjesuense Adilson Figueiredo trará para o ECLB,  durante o 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos, a partir do dia 07 de agosto, suas festejadas obras que comporão a Exposição "Registos dos Santos", com oratórios sacros, populares e contemporâneos.

Adilson Figueiredo fará palestra sobre a preservação do patrimônio cultural de Bom Jesus do Itabapoana

Adilson Figueiredo exporá, ainda, seu valioso "Acervo de Artes Populares", colecionado por todo o Brasil e no exterior.  
Um dos destaques do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico), no dia 09 de agosto, às 9h, no auditório do ECLB, Adilson Figueiredo ministrará a palestra "PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA". 

Em seguida, fará a apresentação de sua dissertação de especialização em História das Artes Sacras na Pós Graduação na Faculdade Mosteiro de São Bento / RJ : "CONVENTO SÃO BOA VENTURA DE MACACU E RESGATE DE SEU ESPLENDOR".


 Convento de São Boaventura de Macacu (Itaboraí/RJ): tese de dissertação de Pós Graduação de Adilson Figueiredo




Um dos momentos de destaque na exitosa carreira de Adilson Figueiredo foi sua participação no Congresso Luso-Brasileiro do Barroco, ocorrido no Santuário de Bom Jesus do Braga, na cidade de Braga, em Portugal.


Adilson Figueiredo no ECLB: paixão pela história e pela arte



NOTA DE O NORTE FLUMINENSE:
O desembargador bonjesuense Antonio Izaias da Costa Abreu, à frente do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, produziu, um importante documentário sobre o Convento de São Boa Ventura de Macacu (Itaboraí/RJ), tema de dissertação de Adilson Figueiredo. Vejam o vídeo em
https://www.youtube.com/watch?v=EBXNIlRaXQM

3 comentários:

  1. Que bacana! Bom Jesus no Circuito: justíssimo! Ainda mais com uma participação desse quilate! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, não só Bom Jesus do Itabapoana, mas todo o estado do Rio de Janeiro, não poderiam estar melhor representados. Adilson é um dos nossos mais talentosos amigos conterrâneos :-)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Adilson, dedicação com amor, pesquisas e estudos só pode produzir bons trabalhos como estes que vc tem divulgado e mostrando a todos a importância da preservação e restauros de registros da nossa memória histórica.

    ResponderExcluir