terça-feira, 4 de abril de 2017

CONCURSO DE POESIA PROMOVE A CULTURA


Elcio Xavier, um dos grandes poetas do país, é orgulho do povo bonjesuense

O concurso de poesia "Elcio Xavier e o Véu da Manhã", organizado pelo jornal O Norte Fluminense de modo pioneiro, tem o objetivo de criar hábitos de leitura e de escrita, promover e valorizar as expressões literárias, fomentar a produção autoral de poesias, além de divulgar e homenagear Elcio Xavier, o maior poeta bonjesuense de todos os tempos e um dos grandes do país, que comemora 97 anos de idade no próximo dia 3 de maio.

As inscrições terminam no dia 10 de abril e os vencedores serão divulgados no dia 25. A equipe julgadora é formada por poetas acadêmicos consagrados no mundo literário e será divulgada por ocasião da divulgação do resultado.





Em relação a  Elcio Xavier e ao livro "O Véu da Manhã", o membro da Academia Brasileira de Letras, Adonias Filho, já disse:

Resultado de imagem para Adonias FIlhoO poeta Elcio Xavier "que, insisto, precisa ser lido no livro marcante que é 'O Véu da Manhã', (ressaltado) não se projeta apenas no lirismo simples, na espontaneidade que denuncia em seus poemas como atos inevitáveis. É também um poeta que penetra na análise, sempre simples e humano, mas investiga aquele subsolo que caracteriza a poesia como uma descoberta. Extraordinário, sem a menor dúvida, como se revela e se advinha, e se perdoa. No fundo da sua própria natureza, irmanado ao mundo, em seus poemas que do modernismo só utiliza o instrumento formal, Elcio Xavier é um poeta à margem das escolas e dos grupos. Isolado, porém, sua personalidade flagrantemente poderosa nesse livro de estreia, é um poeta que exige atenção".


Lucio Cardoso


Já o crítico literário mineiro, Lúcio Cardoso, escreveu:

"... julgo que, possivelmente, não ignora ele [Elcio Xavier] que o verdadeiro quinhão do poeta neste mundo, qualquer que seja sua maneira de pensar, é o sofrimento. Renegá-lo seria trair o que de mais íntimo e belo existe dentro de si. Renegá-lo seria mutilar uma personalidade que nunca poderia vicejar amplamente noutros terrenos da vida. Gostaria, no momento de fechar este artigo, saudar no poeta que acaba de estrear, um autêntico valor da moderna Poesia Brasileira. É que "O Véu da Manhã" parece-me conter realmente algo destinado a marcar o seu aparecimento como um dos acontecimentos literários dos últimos anos". 


Veja, abaixo, o regulamento do concurso "Elcio Xavier e o Véu da Manhã."






REGULAMENTO


O Jornal O Norte Fluminense vem instituir um concurso de poesias, tendo sua primeira edição lançada neste mês de fevereiro de 2017, com base neste regulamento.

1. O objetivo do primeiro concurso de poesias do Jornal O Norte Fluminense é criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover e valorizar as expressões literárias, fomentar a produção autoral de poesias, divulgar e homenagear Elcio Xavier, o maior poeta bonjesuense de todos os tempos e um dos grandes do país, que comemora 97 anos no dia 03 de maio de 2017.

2. A participação é gratuita e aberta a todos os (as) autores(as) que enviarem seus textos, com o tema proposto e na forma descrita no regulamento, até o dia 10 de abril de 2017.

3. O tema é ELCIO XAVIER e O VÉU DA MANHÃ, devendo o texto ser no gênero poesia, inédito, escrito em português, obedecendo a seguinte formatação: Digitado em Word, fonte Arial, tamanho 14, espaço simples, margens de 3cm, impresso na cor preta em folha A4 branca.
Considerar-se-ão no julgamento: criatividade literária, linguagem estética e originalidade na construção poética, correção de linguagem conhecimento do tema proposto.

4. A forma de envio dos trabalhos deverá ser escolhida entre carta postal ou por e-mail.

Por e-mail:
Enviar correspondência para onortefluminense@hotmail.com, até as 18:00 h do dia 10 de abril de 2017, na aba ‘assunto’ deverá estar escrito: 1º CONCURSO DE POESIA ELCIO XAVIER E O VÉU DA MANHÃ, contendo um (01) arquivo com o poema em formato PDF, identificando o autor(a), abaixo do texto, somente por pseudônimo e um (01) arquivo em formato PDF com os dados do autor (a): nome completo; CPF; Endereço residencial/correspondência; data de nascimento, e-mail;
nº telefone; título da poesia e pseudônimo.

Por carta postal:
Enviar correspondência postal com AR contendo três (03) vias impressas do poema, identificando o autor (a), abaixo do texto, somente por pseudônimo e uma (01) folha com os dados do autor (a):
nome completo; CPF; endereço residencial/correspondência; data de nascimento; e-mail; nº telefone; título da poesia e pseudônimo.
Será considerada para a efetiva inscrição a data da postagem para:
O 1º CONCURSO DE POESIA DO JORNAL O NORTE FLUMINENSE
JORNAL O NORTE FLUMINENSE
Caixa Postal 636.
Bom Jesus do Itabapoana (RJ)
CEP. 28.360.000.

5. A premiação consistirá de medalhas e certificados para os três (03) primeiros classificados e menção honrosa para outros destaques. Os prêmios poderão ser enviados por correio para o endereço informado pelos (as) participantes até seis semanas após a publicação da lista de vencedores ou, a critério do organizador, em ato solene, com data, horário e local a serem informados por e-mail ou telefone, para os premiados que estiverem disponíveis na data marcada.

6. A comissão julgadora será composta por renomados poetas acadêmicos com amplo conhecimento literário, cujos nomes serão divulgados após a apresentação dos resultados.

7. A divulgação da lista dos vencedores está prevista para o dia 25 de abril de 2017 no blog http://onortefluminense.blogspot.com.br/, podendo a data ser alterada, caso em que será informado no mesmo endereço (blog).

8. Os (as) participantes autorizam, desde já, a publicação de seus textos no Jornal O NORTE FLUMINENSE, no referido blog e em qualquer meio de comunicação, livros e periódicos, para fins de promoção dos próprios autores(as) e do concurso cultural, não havendo cessão de direitos de autor(a) em prol do concurso, ficando os(as) autores(as) livres para utilizar suas criações posteriormente.

9. O(a) participante é plenamente responsável pela veracidade das informações prestadas e pela eventual prática de plágio total ou parcial, sendo que tal prática acarretará a eliminação imediata do(a) concorrente.

10. A participação neste concurso significará a aceitação irrestrita do regulamento. Os casos omissos serão supridos pela comissão julgadora, sendo irrecorrível e soberana a sua decisão.

O NORTE FLUMINENSE
14 DE FEVEREIRO DE 2017



Elcio Xavier, familiares e amigos por ocasião do lançamento da 2ª edição de "O Véu da Manhã", no ECLB, em novembro de 2003


Um comentário:

  1. Elcio Xavier não é tão somente o maior poeta bonjesuense de todos os tempos, ele é um homem muitíssimo à frente de seu tempo, uma pessoa de rarísima dignidade, de humor jovial e uma criatura excepcional, que merece todos os aplausos pelo conjunto da obra que o forma!!

    ResponderExcluir