quarta-feira, 12 de abril de 2017

PROCISSÃO DO FOGARÉU EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)

    Fotos: Dioge Dias, João Batista e Padre Ramyro Armond



Ocorreu na noite desta segunda-feira, em Laje do Muriaé, a Procissão do Fogaréu, que teve início na Matriz Nossa Senhora da Piedade seguindo pela rua principal, passando pela Capela Nossa Senhora do Bom Sucesso e finalizando em fervoroso ato de fé na Igreja Matriz.



PROCISSÃO DO FOGARÉU é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Goiás, na quarta-feira santa.

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 00h00min da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de N. S. do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. 



Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle.

A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade (Wikipédia).



(Informação do CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz)

Um comentário:

  1. Simplesmente fantástico! Adorei...

    É emocionante a fé e devoção de tanta gente num gesto amoros que une ainda mais as pessoas...

    Um grande abraço,

    Jacó Filho

    ResponderExcluir