quinta-feira, 13 de abril de 2017

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)


Fotos: paróquia Nossa Senhora da Piedade.



Ocorreu nesta terça-feira, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Laje do Muriaé, em comemoração a Semana Santa, o sermão das Sete Palavras. A celebração foi realizada pelo padre Ramyro Armond e padre Gervásio Gobatto.


Sete Palavras:

De pé, junto a Cruz, Maria, pervadida de angústia e de dores, ouvia de seu Divino Filho as últimas palavras.

Afirma São Tomás que “o último na ação é o primeiro na intenção”. Pelos derradeiros atos e disposições de alma de quem transpõe os umbrais da eternidade, chegamos a compreender bem qual foi o rumo que norteou sua existência. No caso de Jesus, não só na morte de cruz, mas também, de forma especial, em suas últimas palavras, vemos o sentido mais profundo de sua Encarnação. Nelas encontramos uma rutilante síntese de sua vida: constante e elevada oração ao Pai, apostolado através da pregação, conduta exemplar, milagres e perdão.



A cruz foi o divino pedestal eleito por Jesus para proclamar suas últimas súplicas e decretos. No alto do Calvário se esclareceram todos os seus gestos, atitudes e pregações. Maria também compreendeu ali, com profundidade, sua missão de mãe.
Jesus é a Caridade. A perfeição dessa virtude, nós a encontramos nas “Sete Palavras”. As três primeiras têm em vista os outros (inimigos, amigos e familiares); as demais, a Si próprio.

Primeira Palavra: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34)

Segunda Palavra: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23, 43)


 Terceira Palavra: “Junto à Cruz de Jesus, estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleófas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua Mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua Mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19, 25-27)

Quarta Palavra: “Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste? (Mt 27, 45)

Quinta Palavra: “Tenho SEDE.” (Jo 19, 28)

Sexta Palavra: “Tudo está consumado” (Jo 19, 30)

Sétima Palavra: “Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito” (Lc 23, 46)


Fonte: (Revista Arautos do Evangelho, Março/2002, n. 3, p. 13 a 17)


(Informações enviadas por Maria Beatriz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário