quinta-feira, 6 de abril de 2017

GOL SUÍNO


Narrador: Leleu (Leo Peracche de Oliveira)


            Dentre as muitas curiosidades do futebol estão os vários tipos de gol que trouxeram fama a seus criadores: de placa, de letra, bicicleta, voleio, olímpico... mas o gol de leitão só mesmo em Bom Jesus do ltabapoana, cidade pacata do interior do Estado do Rio de Janeiro. Nos idos dos anos 50, estava eu com meus 6 ou 7 anos e meu irmão mais velho, Jonias ( apelidado Chitão, por causa da chita, chimpanzé do filme Tarzan), sempre me levava para o campinho do fluminense onde ia jogar uma pelada. Por estar localizado às margens do rio Itabapoana o campo era conhecido também por campo da capivara pois ali sempre se avistava alguns desses animais. Num belo cair de tarde, após um dia de trabalho, a rapaziada se reuniu para mais um bate bola que se estenderia até o anoitecer. Se a noite fosse de lua cheia havia prorrogação. 

               E assim aconteceu nesta tarde com o nascimento do gol de leitão. Os times se formaram e, alguns desses jogadores que ainda vivem serão identificados com um (V). Time de camisa: (goleiro) Pavão, Caninana, Pedro Leitoa, Macuco, Rolinha (V), Burro Branco (V), Piolho, Antonio Ratinho, e Jonias Chitão. Time sem camisa: (goleiro) Celso Canário, Andorinha (V), Galo, Ageu Tatu, Sabiá, Gato, Papagaio, Bastião Piau e Zein Cabritinho (V). Nos minutos finais do jogo numa arrancada pela esquerda, Macuco vai cruzar a bola e entre a bola e o pezão do jogador passa correndo um leitãozinho. 

           A noite já se aproximava sendo pouca a claridade no campo. No auge da corrida Macuco chuta o leitão pra dentro da área sem tempo nem de gritar. Piolho, peladeiro habilidoso, cabeceia para o gol, mas Celso Canário nada menos habilidoso encaixa no peito. Enquanto isso a bola vai pela lateral, morrendo na linha de fundo. Chitão, moleque esperto, chuta a bola que para atrás da rede. Nesse momento o leitão grita e esperneia. O goleiro se assusta soltando o porquinho que corre pra dentro do gol embaraçando-se na rede. O juiz ao ver a bola atrás do gol aponta para o centro do campo validando o gol e finaliza a partida. Nasce assim o gol de leitão. Até hoje em Bom Jesus se discute o resultado do jogo. Esse é um verdadeiro esporte animal!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário