segunda-feira, 7 de maio de 2018

Antropóloga, amiga de Bom Jesus, tem livro relançado por ocasião dos 80 anos da morte de Lampião



Pode-se dizer que Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, uma das mais respeitáveis intelectuais do país, é amiga de Bom Jesus do Itabapoana.

Ela esteve em nossa cidade pela primeira vez em 2016, por ocasião da inauguração do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, em Calheiros. 

De coração generoso e solidário, tem sempre palavras elogiosas ao povo de Bom Jesus.

Luitgarde é antropóloga, com Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997 e 1980); Pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ (2008); Pós-doutorado em Antropologia pela UNICAMP (1999); Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968); graduação em Fisioterapia - Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1966). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa "Pensamento Social: Memória, Espaço Urbano e Cultura" CNPQ/UERJ.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas: pensamento social brasileiro; catolicismo popular; antropologia da violência; antropologia da literatura; memória e história oral; movimentos sociais - antropologia política. Autora dos livros: "Pelos Sertões do Nordeste"; "Juazeiro do Padre Cícero A Terra da Mãe de Deus"; "Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo"; "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão" e "Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual". Organizadora e co-organizadora de livros sobre Octávio Brandão, Nise da Silveira, Guerra-Peixe, memória e história oral dos bairros portuários do Rio de Janeiro; Arthur Ramos; Padre Cícero e Nelson Werneck Sodré. Escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior.


Resultado de imagem para inauguração do memorial governadores roberto e badger silveira
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (1ª à esquerda), em oferenda floral no busto do ex-governador Roberto Silveira, em 7/8/2016


Luitgarde esteve presente na inauguração do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no dia 7/8/2016


Neste ano de 2018, aos 80 anos da morte de Lampião, o Rei do Cangaço (28/7/1938), a Mauad Editora traz de volta o livro "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão", de Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, em terceira edição, revista e ampliada, indicada para o Prêmio Jabuti de 2001.

Eis a sinopse do livro:


“A história que analiso se desenvolve entre grupos que não buscaram na migração uma mudança social. Pelo contrário, pelo menos no que toca aos Nazarenos, transformaram a sobrevivência de uma vila-Nazaré, bem como a preservação de suas famílias e de seu modo de vida, numa questão de honra, em defesa da qual se bateram contra Lampião e todo o cangaço, durante 19 anos. Lampião, por sua vez, mesmo instado pelo Padre Cícero, recusou-se a seguir o exemplo de seu antigo chefe Sinhô Pereira, que se mudou para Goiás e depois para Minas Gerais, sobrevivendo até a década de  1970.


Lampião fica no cangaço até a morte, em julho de 1938, numa grota do sertão de Sergipe, do outro lado do rio São Francisco, em frente à cidade de Piranhas, Estado de Alagoas. (...) O sertão que estudo, o recorte temporal em que Ferreiras e Nazarenos se confrontam na geografia de sete Estados do Nordeste aparecem neste trabalho como uma tentativa de
focalizar, mais de trezentos anos depois do intencional dos colonizadores, um momento, uma conjuntura do processo de constituição da sociedade brasileira, através do destaque dado à história de como aqueles grupos viveram seu possível histórico no novo projeto de nação - a República, nas cinco primeiras décadas de sua implantação.” 


Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros

Vejam a entrevista concedida a Ancelmo Goes, articulista do jornal O Globo




ISBN: 978-85-7478-235-7
Número de páginas: 280
Formato: 15,5X23  - brochura
Preço do livro: R$ 65,00


Mauad X
Livros que valorizam o seu tempo
Rua Joaquim Silva, 98 - 5� andar, Lapa
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP:20241-110
Telefone: (21) 3479-7422 - FAX: (21) 3479-7400
facebook.com/editoramauadx/
@EditoraMauad

Nenhum comentário:

Postar um comentário