segunda-feira, 28 de maio de 2018

FÁBRICA DE RAÇÃO DE BOM JESUS FOI INICIATIVA DOS PRODUTORES DE ROSAL, DIZ DEPUTADO



Fábrica de Ração de Rosal surgiu a partir de iniciativa dos cooperados, disse deputado


Em nota intitulada "RIO RURAL LIBERA RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE ADUBOS EM BOM JESUS DO ITABAPOANA" distribuída hoje pelo assessoria de imprensa do deputado Christino Áureo, restou salientado texto do próprio parlamentar, que assevera que a Fábrica de Ração, inaugurada no distrito de Rosal, no dia 25 de maio, "surgiu da demanda dos produtores de Rosal, que participaram dos Conselhos Gestores e indicaram a necessidade". 

Afirmou o deputado:

- Todos devem cooperar para esse projeto ir em frente. Essa fábrica é uma iniciativa dos cooperados e todos devem trabalhar para o seu bom funcionamento. O programa Rio Rural difere de muitas políticas públicas porque quem decide o que fazer com os recursos é a comunidade atendida. Por isso conta com tanto respeito do Banco Mundial, que financia a iniciativa e de toda comunidade internacional. Essa fábrica, por exemplo, surgiu da demanda dos produtores de Rosal, que participaram dos Conselhos Gestores e indicaram a necessidade.

Segundo o texto, "o  programa Rio Rural investiu nesta iniciativa aproximadamente R$ 400 mil. Ao todo, Bom Jesus do Itabapoana recebeu R$ 3, 3 milhões beneficiando 423 agricultores familiares. Foram liberados 1.044 subprojetos, sendo 36 grupais que atendem associações e cooperativas. Os projetos foram voltados para o setor leiteiro, de olerícolas e café, sendo que sempre tem como ponto de partida mudar a forma de produção, respeitando o meio ambiente. O produtor tem que investir na proteção de nascentes, implantação de áreas de recarga e recuperação de matas ciliares. de leite café e olericultura. Além da fábrica de ração, houve investimentos em tanques de resfriamento de leite, entrepostos de ovos, tratores e gerador de energia, além dos recursos que foram diretos para produção individual".

Foi salientado, outrossim, que "o  empreendimento foi conquistado com recursos do programa Rio Rural, que incentiva a agricultura sustentável em todo estado do Rio. Segundo informações da Aprol-Rosal , a fábrica tem capacidade para produzir 40 toneladas de ração por hora, a quantidade supera a demanda dos 87 associados, que produzem aproximadamente 15 mil litros de leite dia. Idealizador do programa Rio Rural, Christino Áureo destacou que o investimento irá baratear o custo de produção dos cooperados mas é preciso a colaboração de todos".



A matéria sobre a inauguração da unidade foi postada neste blog, que pode ser acessada através do seguinte link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário