quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sebrae dá início ao Cidades Empreendedoras em Bom Jesus do Itabapoana


11 novos municípios participam do segundo ciclo do Programa em todo o Estado



Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, é uma das 11 cidades que participam do segundo ciclo do programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae/RJ com o objetivo de engajar as gestões municipais na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Nesta terça-feira, 29/05, o Sebrae promoveu uma roda de conversa na Prefeitura de Bom Jesus. O coordenador regional do Sebrae/RJ no noroeste fluminense, Nelson Rocha Filho e o analista Jorge Luís Gomes dos Santos se reuniram com o prefeito Roberto Tatu e sua equipe de governo para discutir as próximas atividades a serem executadas.
Na agenda, a realização do workshop de alinhamento e articulação do Comitê Gestor, marcada para o dia 08 de junho. O Comitê é formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas.
“O programa tem por objetivo melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. Assim, atua em diversas frentes, visando desburocratizar o trâmite dos processos internos nas prefeituras e aumentar o índice de compras com fornecedores locais. Vamos trabalhar junto com os gestores e com os servidores municipais através de consultoria especializada em gestão pública”, afirma o coordenador Nelson Rocha Filho.
O analista Jorge Luiz explica como é o projeto. “O programa se desenvolve por meio de um jogo, onde os participantes competem entre si. Cada vez que o município desenvolve uma ação visando a melhoria do ambiente empresarial para as micro e pequenas empresas, ele pontua e avança no game. Mas no final todos ganham porque as políticas públicas implantadas trazem progresso e desenvolvimento econômico”, diz.  
Além de Bom Jesus do Itabapoana, os municípios que participam deste segundo ciclo do Cidades Empreendedoras são: Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Resende, São João da Barra, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema e Queimados.

Primeiro Ciclo

No primeiro ciclo – 2017/18, o Programa Cidades Empreendedoras mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.
Cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos do estado e do governo federal. Outro resultado foi o aumento do percentual de compras governamentais com micro e pequenos fornecedores locais. No ranking final, o município de Nova Friburgo ganhou o game, seguido por Petrópolis, em segundo lugar, e Volta Redonda, em terceiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário