terça-feira, 16 de junho de 2020

APRENDA A DIZER NÃO, por ROGÉRIO LOUREIRO XAVIER

Olá pessoa amiga e do bem.

APRENDA A DIZER NÃO

Como aprender a dizer não? Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer não, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalhar sua vida pessoal e profissional.
Em algumas ocasiões, não sabemos dizer não e acabamos cedendo diante de alguns pedidos. Negar é muito difícil, porque ao fazer isso, nos sentimos egoístas e temos medo de que as pessoas deixem de gostar de nós, que nos critiquem e que nos deixem de lado. Mas as vezes é preciso saber dizer não, para assim ganhar respeito sobre si mesmo e daqueles que nos cercam.
É importante entender que a capacidade de dizer não está estritamente relacionada com a autoestima. Por isso, as pessoas que têm uma baixa autoestima e pouca confiança em si mesmos, costumam sentir-se nervosos e tendem a aceitar todos os pedidos que lhes são feitos.
Talvez, seja por causa dos pais prepotentes que a pessoas tiveram, ou pela forma como foram educada, baseada na obediência e na cortesia. Assim, sua autoestima pode chegar a depender das coisas que faz para as outras pessoas; é um círculo vicioso, no qual as pessoas que te rodeiam esperam que seus desejos sejam sempre cumpridos.
Ser incapaz de dizer não pode fazer com que você se torne uma pessoa estressada, irritável e sem energia, por isso é preciso que você avalie a situação duas vezes antes de aceitá-la.
“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude.
Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas que não desenvolveram suas competências emocionais e precisam agradar o tempo todo.

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não.

Estabeleça prioridades.

Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. Porém, é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas. Aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas ou pedidos de terceiros.

Seja honesto e educado.

Quando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível.

Barre a necessidade de agradar.

Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.

Cuide de você.

Você anda se tratando bem? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você? É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo. Lembre-se: até para auxiliar as pessoas com quem você convive você precisa estar bem com você mesmo.

Não se sinta culpado.

O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não.

Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo. Dizer NÃO para os outros muitas vezes significa dizer SIM para você.

Saber dizer sim também é importante.

Saber dizer não é igualmente importante como dizer sim! É importante desenvolver um equilíbrio e ter critério para não acabar pendendo sempre para o mesmo lado. Não deixe de exercitar sua empatia, altruísmo e seu senso de colaboração.

Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Entender suas emoções e como elas impactam no seu comportamento é extremamente importante para aprender a dizer não e para reconhecer os momentos que é preciso ceder e dizer sim!
Pode parecer exagero, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem se posicionar e preferem inventar várias desculpas a ter que lidar com a verdade.

Eu conheço pessoas que passam a vida inventando desculpas, daquelas mais esfarrapadas mesmo, até nas ocasiões mais banais, porque não conseguem dizer a verdade, sendo que a verdade seria bem mais simples do que ter que articular vários desdobramentos criativos para simplesmente não ter que verbalizar a tão temida palavrinha mágica: “NÃO”!

A questão é: não existe problema algum em dizer não, mas de alguma forma, criamos em nossa cabeça a ideia de que é feio ou constrangedor impor limites ou negar vontades e necessidades alheias que não estão de acordo ou que vão de encontro com as nossas.

Não sejamos mimados:

obviamente o mundo não gira em torno de nossas vontades e necessidades, e muitas vezes, precisamos abrir mão delas em prol de outras pessoas, família, filhos, companheiro (a), etc, tudo depende de quem é prioridade para você. As pessoas e os cenários mudam, mas os conflitos são os mesmos (ou pelo menos, muito semelhantes).

Sem dúvida alguma, de vez em quando, é preciso ceder. Nem tudo o que fazemos na vida é legal ou divertido, sacrifícios e esforços são necessários, mas até estes precisam estar alinhados e de acordo com o que acreditamos, com uma finalidade maior visualizada por nós mesmos.

Então, o que eu quero dizer é: você precisa aprender a dizer não, quando o que o outro está exigindo ou esperando de você não vai de acordo com o que você acredita, com seus princípios, valores, e até com as suas crenças. Se você precisa se anular, não está certo. Porque você tem voz e deve se fazer ser ouvido.

Autor desc.

Roger LX


Um comentário:

  1. Aprender a dizer não, sou muito grata pelo belíssimo texto, aprender a dizer não é na verdade dizer sim, saber o que é melhor para mim.

    ResponderExcluir