sábado, 13 de junho de 2020

Igreja de Santo António de Lisboa

Até porque hoje é dia dele.....

Igreja de Santo António de Lisboa

A história da igreja e seu santo

O culto a Santo António só chegou a Portugal depois da sua canonização e de um modo deveras insólito: No mesmo dia em que Gregório IX o canonizava na catedral de Espoleto,os sinos de Lisboa começaram a tocar sem que ninguém lhes mexesse.Quando a notícia da sua canonização cá chegou,ficou tal modo arreigado no povo, que é neste dia que se celebra o feriado municipal da cidade,como se do seu Padroeiro se tratasse,em vez de ser celebrado no dia 22 de Janeiro,dia consagrado a S. Vicente,esse sim, declarado Padroeiro de Lisboa por D. Afonso Henriques,ou no dia de S. Jorge,celebrado na Primavera,pois foi em seu nome que Lisboa foi tomada aos Mouros.

Ainda em vida já a fama da sua santidade se tinha espalhado por parte da Europa e mais tarde,as viagens marítimas feitas pelos portugueses,espanhóis e italianos em que iam sempre missionários para fazerem a evangelização dos gentios,ajudaram a espalhá-lo por praticamente todos os continentes.

A primitiva igreja de Santo António, possivelmente construída no reinado de D. Sancho II,que lhe tinha grande devoção,foi totalmente destruída pelo terramoto de 1755,salvando-se apenas a capela-mor com a estátua do santo e o lugar do seu nascimento.A actual igreja mandada construir por Paulo de Carvalho,irmão do Marquês de Pombal,em estilo barroco,teve como arquitecto Mateus Vicente,que também projectou a Basílica da Estrela.Foi parcialmente paga pelas crianças que pediam “um tostãozinho para o Santo António” e por essa a razão está o chão todo coberto de moedas.A cripta está transformada numa capela,pois diz a tradição ter sido ali o quarto do Santo.

O Menino Jesus que o acompanha sempre,tem origem no sec XV,através de uma lenda contando que Santo António numa das suas paragens no castelo de Camposampiero, pertencente ao seu amigo, conde Tiso,foi visto por este uma noite, a conversar com o Menino,que lhe aparecia muitas vezes para falarem.

É representado geralmente com um livro numa mão, símbolo da sua sabedoria e porque na outra tem sempre um lírio,símbolo de pureza, ou uma cruz,símbolo da fé, ou um pão, ou então,simplesmente levantada numa atitude de pregador,os artistas tiveram de pôr Jesus sentado ou em pé sobre o livro.Os pés geralmente não estão juntos,mas um à frente do outro, numa indicação de “caminhar”, pois como pregador andou de terra em terra, chegando a atravessar os Alpes a pé,para difundir a palavra de Deus.

A Igreja de Santo António está classificada como Monumento Nacional.

(A foto não é minha e desconheço o autor)

Antonio Terroso 🇵🇹


Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário