sexta-feira, 19 de junho de 2020

N o i t e s    C a r i o c a s 
..........................................



  Joel Boechat-Cantinho de 
  Lembranças  do passado

     Hoje ...
     Nem sei mais beijar
     Acabaram-se as farras
     Meus lábios secos são
     Só estrias 
     Retratos da nostalgia
     Lembram um código de
     Barras 


Quando era rapazinho
Gravata,  terno de linho  
Bem engomado ...
Muito bacana
Brilhantina no penteado 
Lencinho perfumado 
Alegres fins  de semana 

Oh que saudade! 
Da minha mocidade 
Hoje só desenganos
Eu daria tudo para poder
Voltar aoa meus vinte
Anos 

Estou velho , cansado com
Cãs prateadas 
Minha glória neste mundo 
Foi ter muito aproveitado
Bailinhos, festas, prazeres
Não me esquecia deveres
Por minha mãe ensinados

À noite , farra sem bebida
Violão flauta e pandeiro 
Fazíamos a nossa festa
No rosto , estampada a alegria 
No bolso , pouco dinheiro 

Andávamos sempre  bem arrumados
Éramos  motivados
A entrar em festas alheias
Sem ter sido convidados. 

Os convites estavam afixados no ádrio da Igreja
Para que qualquer um veja 
E se sinta um convidado  

Mas, de uma coisa podem ter certeza !
Fazíamos bonito à mesa
Respeitavamos as famílias
Fossem  de pobres ou de Riqueza 
Não havia tanta maldade 
Era só felicidade ...

Os pais dos noivos e das noivas 
não sabiam
Quem nos havia convidado
E , por sinal de respeito 
Nunca fomos perguntados
Éramos bastante alegres 
Nos bate papo, jovens animados.
 
Beijávamos no rosto a noiva 
Nos noivos, abraços apertados 
E dávamos boa noite 
A todos os convidados 

Tristonho agora...
Recordando  das farras 
Não havia cansaço ao
Andar nas ruas e esquinas

Lembrança de outrora 
Saudosa éra
Namoricos que vocês 
Hoje chamam paquera beijos roubados das
Meninas 
E , às vezes, se permitido 
Um demorado gostoso Amasso.

Não se beija mais uma senhorita na mão...
Nos tempos ideais
Era sinal de respeito e 
De educação... 
Saudade da aurora da vida 
Da mocidade querida 
Que os anos não trazem 
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário