quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

3PIANO consagra-se no ECLB

Se foi no palco do Auditório do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) que o 3PIANO realizou sua primeira apresentação para o público, foi neste mesmo palco que o trio, no dia 02 de dezembro passado, se consagrou.


Os jovens pianistas Luis Otávio Azevedo Barreto, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, Antônio Bendia Júnior, formado pela Escola Nacional de Música e Ana Luíza Xavier, formada pela Escola de Música Cristo Rei, superaram todas as expectativas e com o Recital "NOËL", dividido em três etapas, ofereceram ao grande público presente um espetáculo de altíssimo nível, podendo-se afirmar que constituiu-se em um momento histórico no desenvolvimento da cultura em nosso município.



Ao final, o público pediu "mais um", e foi atendido com "mais duas" interpretações.

O violonista Oséias Silva teve participação especial.



O público recebeu, na entrada do auditório, um texto a respeito de Noel "um garoto, ou melhor, um espírito que vem de um lugar onde tudo é determinado pelo número três". Após várias viagens no tempo e no espaço, "Noel é novamente atraído por um som que vem perto da rodoviária, bem quieto, no canto do salão ele ouve. Dentro de nove meses o mundo receberá Noel, como e onde, ainda não se sabe, mas o seu futuro está entregue nas mãos de cada um".




Luís Otávio destacou, na oportunidade, a obra do padre brasileiro José Maurício Nunes Garcia, "que era negro e teve vários filhos, o que chama atenção para a história de sua vida", nascido no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1767 e falecido no dia 22 de abril de 1830, considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo.

Aliando cultura a mensagens de consciência crítica, Luis Otávio fez questão de expor sua irresignação com o fato de, numa cultura tropical como a nossa, enfatizarmos a figura do Papai Noel, personagem que utiliza roupas de inverno, própria de uma cultura estranha à nossa. Agradeceu, ao final, entre outros, o apoio da Escola de Música Cristo Rei, na pessoa de Marisa Xavier, assim como aos dirigentes do ECLB, ao CCAA e à Diretora de Cultura Martha Salim.

Com o término do espetáculo, o 3piano deu a todos uma certeza: um mundo diferente é possível!

(PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário