domingo, 1 de janeiro de 2012

LUCHO GATICA

                                    

                            Gino Martins Borges Bastos



Recordo-me, quando criança, que, quando estava em companhia de minhas
irmãs, e meu pai chegava em casa com ânimo festivo, costumava dizer:
Chegou Lucho Gatica, el campeón de las Americas”.

Lucho Gatica, como era conhecido um consagrado cantor chileno, foi considerado o “Rei do Bolero” e ganhou fama internacional a partir da década de 50. Por outro lado, a palavra lucho” significa esforço, garra e amor à camisa, numa alusão ao
esporte.

Certamente, meu pai mesclava o apelido do artista, que lembrava seu
prenome, com seu amor ao futebol.
Esse seu divertido proceder de intitular-se “Lucho Gatica” quando estava contente diante dos filhos, continuou em todas as fases de
nossa vida.

Recentemente, quando ficara fragilizado fisicamente, e, após minhas irmãs Paula e Cláudia darem a ele a assistência devida, perguntei-lhe: “Pai, tudo bem?” E ele respondeu: “Tudo bem. Aqui está o ‘Lucho Gatica', el campeón de las Americas”.

Luciano Augusto Bastos foi e será sempre para nós, seus filhos, o grande
amigo, o nosso eterno campeão!


(Publicado na edição de 19/03/2011)

Um comentário: