domingo, 1 de janeiro de 2012

OS MUSEUS DE CALHEIROS

OS MUSEUS DE CALHEIROS




O MUSEU DE CALHEIROS, mantido pela Associação do Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros, foi fundado no dia 13 de junho de 2007. Seu idealizador foi Eraldo Saloto de Rezende que, pouco depois da inauguração, passou-o à administração da Associação.


Está localizado atualmente no prédio onde funcionou a primeira Cadeia Pública da região. Como não há funcionários do MUSEU, o mesmo só é aberto para ocasiões especiais como festas e quando há solicitação de visitas.

O MUSEU conta com um importante acervo. Os familiares de Pedro Otoni, que atuou como dentista na região, cederam todo o material de trabalho do profissional para a entidade. Outra doação importante foi a efetuada pela Família Nascimento. Entre os objetos doados consta uma preciosidade: uma panela que teria cerca de mais de "100 (cem) anos". Um caxambu, assim como uma cangalha constam também entre os itens do MUSEU, ambos doados por Eraldo Saloto.



Por ocasião dos festejos do distrito, diversas pessoas colaboram emprestando peças antigas para enriquecer provisoriamente a Exposição do Museu.

Segundo o presidente das Associação, Vagner Monteiro do Canto, a entidade está imbuída do espírito de melhorar a estrutura e as condições do MUSEU a partir da próxima Festa do distrito que ocorrerá no mês de junho.



Pode-se dizer, contudo, que o 1o. MUSEU DE CALHEIROS surgiu há cerca de 20 (vinte) anos na casa de dona Alcendina Clara da Conceição Decimoni, que passou, desde então, a colecionar peças e objetos antigos e guardá-los em sua residência. Casada com Dejair Decimoni, nascido em 21/11/1935, e com três filhos: Lúcila, Lucimar e Leonardo, Alcendina sempre foi apoiada pela família neste ofício. Durante as festas do distrito, Alcendina sempre fez questão de emprestar várias peças de seu acervo para que a Associação exibisse os objetos para o público.



Há dois anos Alcendina faleceu, mas Dejair e os filhos fazem questão de manter o acervo acumulado por ela num cômodo separado da residência. Entre as peças que constituem relíquias consta por exemplo um "serrote com 100 (cem) anos", utilizado para construir casas, um "desmatador manual de leite" e "uma máquina de debulhar milho".

Dejair continua a emprestar as peças para o MUSEU DE CALHEIROS mantido pela Associação e diz: "Vou preservar este acervo até eu morrer. Quando eu me for, meu desejo é que meus filhos continuem a preservá-lo".

OS MUSEUS DE CALHEIROS constituem, portanto, lições de história, de recordações e de vida.



VOCÊ SABIA?

Calheiros é o nome de uma freguesia (povoação, menor divisão administrativa) do norte de Portugal, localizada na localidade de Ponte Lima. O Paço (palácio) de Calheiros, por sua vez, constitui um antigo solar erguido naquela localidade, no século XVII. Calheiros indica, ainda, aquele que trabalha com calhas.

(PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 12 DE NOVEMBRO DE 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário