quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dia da Consciência Negra e Dia da Música. 2011

No Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB)

Dia 17 de novembro (quinta-feira): 19 horas

O Brasil criou uma data especial com o objetivo de reflexionar sobre a consciência negra na sociedade atual. Anteriormente, essa data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Mas desde a década de 60, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Um dia importante para o país, que pretende incentivar o debate sobre a igualdade. Alguns estados comemoram o feriado da Consciência Negra, mas não é um feriado nacional. Escolas e grupos promovem palestras, atividades educativas e desfiles para acabar com o preconceito, que possui raízes históricas. O Espaço Cultural Luciano Bastos estará no dia 17 de novembro próximo, antecipando as comemorações desta luta que é de todos.

Organização: NENZINHO DA BARRA

Programação das apresentações culturais:

1. Caxambu (resgate de nossa cultura);
2. Lera;
3. Calango;
4. Capoeira;
5. Folia de Reis;
6. Boi Pintadinho.














DIA DA MÚSICA

A Escola de Música JEMAJ apresesntará o tema "A EXPANSÃO DA MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO"

DIA: 24 de novembro de 2011

LOCAL: Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB)

Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

BRASIL

A palavra Música é de origem grega e significa "as forças das musas". As musas eram ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral, o teatro etc. Todas estas manifestações artísticas eram acompanhadas por sons.

Portanto, a definição mais exata para a Música é de "arte de ensinar". A música é um sentimento eclético porque as pessoas sentem a música de modo diferenciado. O que é música para uns, não passa de uma confusão de ruídos para outros.

No dia 22 de novembro comemora-se o Dia da Música. Na mesma data é comemorado o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A tradição relata que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Com a música, podemos transmitir nossos sentimentos através das palavras e dos instrumentos.

O Brasil tem grandes nomes da música, representantes de nosso país que fazem sucesso não só em terras tupiniquins, mas em todo o mundo. Em Bom Jesus do Itabapoana(RJ), a Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anizia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, tem colaborado na formação de inúmeros músicos. A JEMAJ promoverá no Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) atividades para a celebração do Dia da Música, no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h 30 min.

Todos os números, contando a história da música através do tempo, serão apresentados, por alunos e professores da Escola de Música JEMAJ.

Programação
1.Chorus (G.F.Handel)
2.Greensleaves (anônimo século XVIII)
3.Ode à alegria (L.Van Beethoven)
4.Asa Branca(Luiz Gonzaga)
5.Não deixa o samba morrer (Beth Carvalho e Alcione)
6.Beija-me(João Gilberto)
7.Azul da cor do mar(Tim Maia)
8.Por enquanto(Renato Russo)
9.Potpourrit folclórico brasileiro





(PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário