domingo, 1 de janeiro de 2012

2012. CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS e o ECLB

Gino Martins Borges Bastos

A 6a. Exposição Internacional e a 2a. Feira Internacional do Livro, integrantes da Tenda Cultural, durante a Festa de Agosto, deram início ao Circuito Cultural Arte Entre Povos, envolvendo um total de 13 municípios. Do RJ participaram quatro: Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Varre-Sai e Maricá. De MG foram outros quatro: Espera Feliz, Manhuaçu, Carangola e Conceição de Ipanema. Do ES integraram cinco municípios: Guaçuí, Alegre, Divino de São Lourenço, Conceição do Castelo e São José do Calçado.







Durante um mês, entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro, foram levados livros, obras de arte, oficinas e shows, que se integraram com manifestações culturais locais.







De Cuba, participaram o cantor e compositor Reinier Valdés e a artista plástica Adela Hilda Figueroa Gutiérrez. Do Rio Grande do Sul vieram o professor e historiador Bolívar Almeida e o poeta, compositor e cantor João Cony. De Minas Gerais, participou o fotógrafo Cimar Pinheiro. Os jovens da Cia. de Teatro América Latina também estiveram presentes em boa parte dos municípios. O artista plástico peruano Richard Bolívar enviou obras especialmente para o evento, o mesmo ocorrendo com a Editora Inverta do Rio de Janeiro e o Instituto Cubano do Livro, que enviou centenas de livros. Obras da artista plástica argentina Cecília Helga, da boliviana Iris Dalavos, do cubano Francisco Rivero e da capixaba Iza Cardeal também percorreram parte do Circuito. Norteou a todos o sentimento de que a cultura é fonte de integração entre as pessoas.









O carinho e o apoio recebido pelo público, em cada município visitado, demonstrou que o povo brasileiro sabe dar a devida resposta à autêntica cultura dos povos, em contraste com a cultura de massa, originada das imposições estabelecidas pelos meios de comunicação. Basta que se oportunize as condições de se ter acesso a ela. Prefeituras e Escolas Estaduais sintonizadas com o espírito do movimento se revezaram na organização da infra-estrutura.







Especificamente em nosso município, a inauguração do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) constituiu também um marco. Logo após sua inauguração, o ECLB, entidade sem fins lucrativos e que surge no município com investimento exclusivo dos filhos de Luciano Bastos, promoveu o lançamento de uma importante Exposição sobre a obra da poetisa goiana Cora Coralina, que faria aniversário no dia 20 de agosto. A Exposição ficou à disposição do público entre os dias 22 de agosto e 09 de setembro, numa importante articulação com o Instituto Federal Fluminense (IFF), campus de Campos dos Goytacazes. O IFF enviou ainda um excelente material sobre a "doce" poetisa, além de vários artistas que declamaram poesias da mestra goiana, por ocasião da bela noite de lançamento da Exposição. A Escola Estadual Antonio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí, foi a primeira Escola a levar seus alunos para visitar a Exposição, no dia 06 de setembro. A emoção foi o ponto alto da visita. Além de declamarem poesias da mestra, no Palco do Auditório, compuseram poesia em honra à poetisa e deixaram como recordação, para o ECLB, um desenho de Cora, feito por um dos alunos. O Instituto de Educação Éber Teixeira Figueiredo visitou o estabelecimento no dia 08, enquanto o Colégio Batista esteve no ECLB no dia 09.













Um CONCERTO DE PIANO, com jovens valores bonjesuenses, está programado para o dia 30 de setembro, às 20 horas. Em outubro ocorrerá o evento "DIÁLOGOS" com o produtor cultural Pedro Salim, além do "Café Literário com Vinícius de Morais" e apresentação de VIOLÃO CLÁSSICO. Confirmada, ainda, a presença do artista plástico cubano Francisco Rivero. Uma inédita oficina sobre história em quadrinhos está sendo também articulada pela diretora do ECLB, Paula Bastos. Por outro lado, a Cia. de Teatro América Latina estará apresentando a peça "Alice no País das Maravilhas" e uma oficina sobre "Lampião e Maria Bonita". A Cia. pretende ainda dar produzir um curta-metragem.










Muitos são os sonhos que estão sendo sonhados a partir do ECLB. Como registrou um cartaz na Escola Estadual São Sebastião de Sacramento, no longínquo distrito de Sacramento, em Manhuaçu(MG), ao receber a comitiva do Circuito Cultural Arte Entre Povos, "Arte é Vida".



(PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 17 DE SETEMBRO DE 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário