quinta-feira, 13 de abril de 2017

"PRECE" de ELCIO XAVIER


Elcio Xavier lançou a 2ª edição de "O Véu da Manhã" no ECLB, em 2013


O prestigioso jornal vespertino carioca A Noite foi fundado em 18 de junho de 1911 e extinto em 27 de dezembro de 1957.

Em sua edição de 30 de setembro de 1952, publicava a poesia "PRECE", do poeta bonjesuense Elcio Xavier, que iria constar do seu livro "Rosaquarium" (ver anexo abaixo), e que o jornal O Norte Fluminense terá a honra de editar em sua segunda edição, assim como o fez em relação à obra "O Véu da Manhã".




Em sua edição de 28 de abril de 1953, o jornal já publicava a seguinte nota sobre o nosso maior poeta, obtida pela advogada cachoeirense Lucília Stanzani:


PRESENÇA DE ELCIO XAVIER

Em artística e moderníssima apresentação gráfica, o jovem poeta Elcio Xavier nos oferece em edição da "Revista Branca", mais uma coleção de suas produções poéticas recentes. Publicamos esparsamente nos suplementos e revistas desde 1945, aproximadamente, somente em 1952 Elcio Xavier apareceu em livro com o "Véu da Manhã", editado pelos irmãos Pongetti. Não fosse a discrição e modéstia, - qualidades principais do seu temperamento e do seu caráter - este poeta de tão fina sensibilidade e dono de raro bom gosto estaria desfrutando igual prestígio ao de muitos dos seus companheiros de geração. A negação que é do cabotinismo e do desespero publicitário em que os grupinhos tanto se distinguem, - Elcio Xavier vem pacientemente entregando-se à sua vocação. Tímido - e digno - como raríssimos de sua geração - a mais aclarada de quantos já passaram pela poesia brasileira - compõe os seus poemas sem recorrer às trombetas, trabalhando-os na quietude de sua vida simples e honesta. Produto da índole suave do poeta, o lirismo de seus versos flui com a doçura e a pureza da fonte de que manam milagrosamente. A sua inspiração é toda ela um diálogo (ou um monólogo) permanente e harmonioso, com os sentimentos puros e altos, com as emoções delicadas e ainda com a mais doce e serena visão das coisas. Eis um dos poemas de "Rosaquarium", bem representativo da natureza poética de Elcio Xavier.

2 comentários:

  1. A descrição de Elcio, como poeta e pessoa, é perfeita. Ele é de fato surpreendente sempre. É uma lenda viva, de quem tenho a honra de ter um laço sanguíneo bem próximo.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de postar algumas das poesias de Elcio no meu Facebook, será que posso ou terei de pedir a autorização do mesmo?

    ResponderExcluir