quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Biblioteca Desembargador Jorge Loretti



Nascido no Rio de Janeiro em 25 de agosto de 1924, o desembargador Jorge Fernando Loretti foi presidente do Tribunal de Justiça e secretário de Estado em vários governos. Líder estudantil, advogado, político, professor e conselheiro universitário, era dono de admirável oratória, tão bem conhecida por gerações que com ele tiveram oportunidade de se deparar. 

Sua memória era prodigiosa: nomes, datas, episódios, contextos, nada passava sem ser digno de registro pelo jurista. 

Foi aluno do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Nilo Peçanha. Presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Fluminense dos Estudantes (UFE). Antes de se formar em Direito, trabalhou na Rádio Clube Fluminense, em Icaraí, que funcionava na Rua Pereira da Silva, onde conheceu o apresentador que se tornaria um fenômeno na televisão, Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

Foi graduado em 1947, pela Faculdade de Direito de Niterói. Integrou o Conselho Federal da OAB e do IAB.

Com uma carreira brilhante na política e na Justiça do Estado do Rio, Jorge Loretti foi secretário da Casa Civil do governador Roberto Silveira, entre 1959 e 1961,  no ainda antigo Estado do Rio, além de ter sido secretário dos governos Badger Silveira, entre 1963 e 1964, e Marcello Alencar, esse último após a fusão. Exerceu ainda os cargos de secretário de Justiça e secretário de Administração. 

Em 28/12/1979, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJRJ, na vaga do 5o. Constitucional da advocacia, presidindo a 5a. Câmara Cível e o 4o. Grupo de Câmaras Cíveis.

Como desembargador, presidiu o Tribunal de Justiça do Estado no biênio 1991-1992, implantando os juizados de pequenas causas em vários municípios. Foi, também, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, entre agosto de 1989 e março de 1991. Foi, ainda, presidente do Conselho de Magistratura do Estado e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Foi um dos intelectuais mais importantes de Niterói, com passagem pela presidência da Academia Niteroiense de Letras.

Foi ainda examinador de concursos públicos para a magistratura, para a Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro e para a Procuradoria do Município do Rio de Janeiro, bem como integrou bancas examinadoras de concursos para professor titular, por exemplo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Dedicou-se ao magistério, sendo professor titular do Departamento de Direito Público, membro do Conselho Universitário de Ensino e Pesquisa, além de diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense.

Faleceu aos 91 anos de idade, em Niterói, no dia 13 de maio de 2016.

Graças à iniciativa de Maria Cristina Silveira,  filha do ex-governador Badger Silveira, a viúva Cléia Loretti aquiesceu em doar a preciosa biblioteca do desembargador Jorge Loretti para a criação, em Calheiros - onde nasceram os ex-governadores Roberto e Badger Silveira -  desta biblioteca em homenagem a seu marido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário