terça-feira, 10 de setembro de 2019

Casa do Artesão inova na geração de trabalho e aponta para um novo tempo para Bom Jesus

Arte sobre o imóvel onde será instalada a Casa do Artesão


Cerca de 50 artesãos estão vinculados à Casa do Artesão, que será inaugurada em breve e será um marco na história de nosso município.

É o que nos informaram a Secretária de Ação Social e de Habitação, Gisele Garcia, e o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, antes deste deixar a pasta.

Segundo Gisele, sua secretária pagará o aluguel do imóvel que está sendo alugado, assim como as contas de luz e água, além de oficinas e do salário de uma coordenadora.
"O município, com a ideia de organizar a Economia Solidária, auxiliará a Casa do Artesão, promovendo uma inovação na geração de trabalho, com base na autogestão e solidariedade e um comércio justo, valorizando o artesão. Em Itaperuna, a Casa do Artesão se revela como um grande êxito. Eu e Bob fomos lá para ver o funcionamento da mesma, e ficamos encantados".

De acordo com o que Bob Flávio declarou antes de deixar a secretaria, esta teria a incumbência de diligenciar  para a obtenção de carteiras nacionais, que permitirão que os artesãos adquiram material de trabalho com 30 por cento, além de articular a participação dos artesãos bonjesuenses em eventos e festas, incluindo em outros municípios.

A Casa do Artesão funcionará de segunda-feira a sábado. Será constituído um fundo sobre as vendas, que atenderão eventuais necessidades dos artesãos.

Gisele assinalou que esse era um sonho dela desde que assumiu a secretaria em 2017. "Através da Casa do Artesão, ocorrerá geração de renda, com pessoas trabalhando em suas próprias casas, com carinho e amor. Estamos fazendo parceria com o IFF, onde há um grupo de mulheres que produzem doces de qualidade, e se unirá a nós".

Bob Flávio assinalou, por sua vez, na época, um ditado que diz: "Conhece-se uma cidade a partir do artesanato que ela produz. Podemos dizer que a especificidade e o encanto da simplicidade do artesanato bonjesuense o torna grandioso. As peças produzidas por nossos artesãos farão grande sucesso".

A respeito da  ABA (Associação Bonjesuense de Artesãos), Gisele esclarece que a Casa do Artesão não possui qualquer vínculo com a entidade, mas considera positivo todo o tipo de organização que possa fortalecer a categoria.

A casa que será alugada foi a residência onde morou por muitos anos o casal Leonides Moraes Catharina e Doralice.Ele foi Tabelião no Cartório.Os dois são descendentes de Elias Gomes de Moraes e Thereza de Jesus Teixeira (famílias tradicionais de Bom Jesus).

Em breve, portanto, a administração de Roberto Tatu terá mais um legado a deixar para o município.








ARTESÃOS BONJESUENSES RECEBERAM A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO NESTA TERÇA-FEIRA



Em solenidade promovida no Auditório “Iracema Seródio Boechat”, na Prefeitura, na tarde desta terça-feira (23/07), a Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, juntamente à Secretaria de Estado de Turismo, entregou a Carteira Nacional do Artesão aos profissionais da classe de Bom Jesus.

Emitida gratuitamente pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, a carteira foi entregue a aproximadamente 40 profissionais e serve como documento de identificação em todo território nacional.

“Legitimamos os artesãos da cidade de Bom Jesus, considero esse momento como um grande marco para o município, pois agora são considerados profissionais na área”, considerou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio.

Também presente no evento, o coordenador do Programa de Artesanato Saulo Romay frisou a importância e os benefícios que serão trazidos com a aquisição da Carteira.

As carteiras permitirão aos artesãos uma série de benefícios fundamentais, como a participação em feiras em todo o Brasil, o reconhecimento como fonte de renda, descontos em lojas fornecedoras de matéria prima, entre outros.

A prefeitura de Bom Jesus tem intensificado os investimentos no setor do artesanato e em breve será inaugurada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a casa do artesão.

Fonte: Secom

Um comentário: