quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Livros sobre Badger Silveira fizeram história na Festa de Agosto


O lançamento dos livros "GOVERNAR EM TEMPOS DIFÍCEIS.1964. MEMÓRIAS DE BADGER SILVEIRA",  com textos  datilografados pelo ex-governador Badger Silveira, e introdução da consagrada historiadora Andreia Telo da Corte, e "VIDAS E HISTÓRIA, Crônicas de Família", de Ana Maria Silveira, filha do ex-governador, publicados pela Editora O Norte Fluminense, constituíram-se em momento histórico para nosso município.

Os textos datilografados foram encontrados pelas  filhas do ex-governador Badger Silveira no acervo de Cléa Loretti, viúva do Desembargador Jorge Loretti, e altera a historiografia, com a narrativa de fatos relevantes e desconhecidos da época do governo de Badger Silveira.



As crônicas de Ana Maria Silveira, por sua vez, constituem uma coletânea de artigos sobre a Silveirada, como era carinhosamente chamada a reunião dos familiares, publicados originalmente no jornal O Norte Fluminense, de Bom Jesus do Itabapoana, acrescidos de outros textos.



 O Adolescente Roberto Silveira


Ana Maria Silveira



Sempre ouvi dos seus irmãos,Badger, Penha e Zequinha, que Roberto era uma pessoa especial, diferente. 

Desde criança, as desigualdades sociais o incomodavam. Fazia questão, mesmo pequenino, de que todos participassem de qualquer evento, sem discriminar ninguém. Acolhia os mais afastados das brincadeiras e com um simples olhar conseguia que o grupo fizesse o mesmo.

A prima Arlete, sua colega no curso primário, nos disse que quando Roberto chegava à escola uma satisfação imensa tomava conta de todos.
-Roberto era pura alegria! O dia em que ele faltava era longo e sem graça!

Como adolescente também se destacava pelo bom humor, pelo seu caráter forte, pela generosidade, pela curiosidade insaciável que o fazia devorar os livros, pela sua rara inteligência. 

Quando completou 17 anos, com o entusiasmo de sempre, comentou:
- Mamãe, quando eu fizer 24 anos, serei eleito deputado. Aos 28 vou me reeleger. Com 31 anos, vou me eleger vice-governador e em 1958, governador. Se não me matarem, serei um grande presidente da república!
- Mas por que o matariam, meu filho?
-Por causa das reformas que vamos fazer! O Brasil será melhor para se viver! E, se não me impedirem,vamos unir a América do Sul. Nela temos tudo: minérios, petróleo, imensas áreas agrícolas, pecuária e grandes líderes também. Poderemos ser independentes, autossuficientes!
-Muito bem! Mas como vai conseguir tudo isso? Perguntou Biluca sorrindo, incrédula...

De fato, Roberto e seus irmãos, primos e colegas foram se organizando ao longo do curso secundário e consolidando suas várias carreiras políticas durante os cursos nas faculdades de Direito e Medicina.

Zequinha foi para o Sul, no Paraná, abrir caminho para o Roberto no futuro, quando viesse candidato à presidência. Foi prefeito de Nova Esperança, deputado estadual, deputado federal. Jorge Loretti estrategicamente entrou para a UDN. Lá na frente alcançou sua meta: na hora exata, apoiou Roberto na sua candidatura ao governo do Estado do Rio. Palmir Silva, Edésio da Cruz Nunes, o primo Moacyr do Carmo estiveram sempre com ele. Badger seguiu pelo Estado do Rio.

João de Seixas Dória foi abrir caminho no Nordeste. Chegou a Governador de Sergipe, deposto pelo golpe militar. O amigo Sigmaringa Seixas rumou para Goiás, radicando-se no DF. Tantos outros como Herval Basílio, Michel Saad e Raul de Oliveira Rodrigues foram engrossando o grupo de jovens políticos dos mais íntegros, combativos, éticos, e sempre bem-humorados quecompartilhavam os mesmos ideais.

Foi uma passagem meteórica a de Roberto, mas deixou marcas profundas e o exemplo de como governar com lisura, honestidade nas ações, competência e amor à causa pública.

07/06/2016



Silveirada no lançamento dos livros, na Tenda Cultural Elcio Xavier


Ana Maria Silveira autografou os livros em manhã histórica

4 comentários:

  1. Foram momentos inesqueciveis que nos marcou muito. Tudo perfeito!! só temos a agradecer o carinho a felicidade que nos fizeram sentir durante nossa permanência nessa querida Bom Jesus. Viva nossos Herois!

    ResponderExcluir
  2. Passei boa parte da minha vida ao lado da família de BADGER Silveira, e até hoje tenho contato com o inestimável amigo de infância BADGER Silveira Filho. Saudades

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo esse livro que preciosidade!

    ResponderExcluir