sexta-feira, 13 de setembro de 2019

26 e 27/09 - Lançamento do livro “Rumorejos do Monte Himalaya” - Série Memórias Fluminenses

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/09/2019 14h47, última modificação 13/09/2019 10h53
A obra, publicada originalmente em 1894, será lançada no município de Bom Jesus do Itabapoana, região de sua autora Amelia Gomes de Azevedo.
Quando26/09/2019 19h00
até
27/09/2019 12h00
OndeEspaço Cultural Luciano Bastos e Campus Bom Jesus
Adicionar evento ao calendáriovCal
iCal
 A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) promoverá o lançamento do livro “Rumorejos do Monte Himalaya”, quinto volume da Série Memórias Fluminenses. A obra, publicada originalmente em 1894, será lançada no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, região de sua autora Amelia Gomes de Azevedo, nascida na Fazenda Monte Himalaya, localizada nos limites de Bom Jesus e Itaperuna-RJ.
 O lançamento ocorrerá em dois dias: em 26 de setembro, no Espaço Cultural Luciano Bastos, às 19h; e no dia 27 de setembro, às 9h30min, na Sala de Leitura do Campus Bom Jesus, durante a programação da VI Mostra do Conhecimento. Os eventos terão a presença dos organizadores da publicação e de membros do Conselho da Série, além da participação especial do projeto de extensão Café com Letras, do IFF Bom Jesus.
 Disponível em versão impressa e digital, no site da Essentia, o livro é um dos sete lançados pela editora, em 2019. A obra, dividida em duas partes, conta com textos publicados pela autora em diversos periódicos nacionais e textos em francês – traduzidos pelo doutor em Línguas Neolatinas e professor da UFRJ, Pedro Paulo Catharina - que receberam prêmios e menção honrosa em concursos literários na França e na Bélgica.
 “A Série Memórias Fluminenses busca recuperar com Rumorejos do Monte Himalaya esse nome feminino da literatura regional, brindando o leitor com textos que nos trazem pistas sobre um período ainda pouco conhecido e pouco estudado da região Noroeste Fluminense, como foram as últimas décadas do século XIX”, destaca a editora assistente da Série e uma das organizadoras do livro, Paula Bastos.
 Memórias Fluminenses - a Série faz parte do Programa Centros de Memória do IFF e tem como objetivo a publicação de livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do Instituto. Seus volumes normalmente mantêm a ortografia da época da primeira publicação e a transcrição do conteúdo do livro original, a fim de garantir ao leitor o acesso mais próximo possível de uma transcrição fiel ao texto original. 
 O livro está disponível para download AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário