sexta-feira, 13 de março de 2020

Os 72 anos do Padre Vicente Osmar Batista Coelho

Padre Vicente Osmar Batista Coelho: 30 anos de atuação sacerdotal profícua em Bom Jesus do Itabapoana


 Dia 12 de março, o Padre  Vicente Osmar Batista Coelho comemorou 72 anos de idade. Filho de Cristóvão Coelho e Simeana Batista Coelho, nasceu no dia 12/03/1948, em Miracema
do Tocantins. 


Quando jovem, sentiu o chamado para a vida religiosa, mas como o pai orientou-o a servir as Forças Armadas, acabou se alistando na Aeronáutica, em Brasília, ali permanecendo por sete anos, chegando à patente de Cabo. Ele lembra que, à noite, " costumávamos ser acordados com tiros e diziam para nós que eram os comunistas que estavam tentando invadir o quartel. Depois, que dei baixa da Aeronáutica, é que fui descobrir que os tiros não passavam de tiros de festins disparados por soldados, para dar falsa ideia de invasão aos soldados".

Após deixar a Aeronáutica, trabalhou na Eletronorte e, depois, foi aprovado em concurso para a área civil do QG do Exército em Brasília. Passou, desde então, a participar de encontros vocacionais. A partir daí, o chamamento para a vida religiosa recrudesceu. Foi apoiado em sua casa e no trabalho. Assim, deixou o serviço e foi estudar no Seminário em Juiz de Fora.


Foi ordenado no dia 12/12/1985, sendo designado para a paróquia de São Fidélis, onde ficou por 4 anos. Depois, veio para Bom Jesus do Itabapoana no dia 1º de janeiro de 1990. No dia 12 de dezembro de 2017, completou 32 anos de sacerdócio e 27 anos de dedicação à nossa comunidade.

Afirmou certa vez: "sinto-me feliz por ter colaborado para o crescimento espiritual e material da Paróquia. Sinto Bom Jesus como minha família".

Padre Vicente tem realizou grandes feitos em nossa paróquia. Graças a seu apoio, está sendo possível, por exemplo, o resgate da vida e obra de Pe. Mello, cujos restos mortais foram trazidos para o interior da Igreja Matriz, sob sua orientação, no dia 13 de agosto de 2007.


Outro apoio relevante ocorreu, também, para o resgate da vida e obra do Pe. João Mendes Ribeiro, o primeiro pároco do distrito de Calheiros, nomeado em 1867, e que foi alvo de preconceito racial. Graças à atuação de Pe. Vicente, os restos mortais do Pe. João Mendes foram trasladados para o interior da Capela de Santo Antônio, no dia 15 de junho de 2007, reparando injustiça secular.


Construção das capelas de Santa Terezinha, São Sebastião e Santa Rosa, reforma da capela em Calheiros, apoio à criação da Paróquia de São José, promoção das reformas das capelas do Santíssimo e do Divino Espírito Santo, levadas e efeito pelo gênio do cenógrafo, restaurador e artista plástico Raul Travassos, Encontro de Casais com Cristo, apoio aos Grupos de Igreja, às Pastorais, instituição da Feira da Providência, apoiando a ideia de Raul Travassos, início da construção do Centro de Formação Dom Roberto Guimarães, que engloba o Centro Educacional Santa Rita de Cássia, os movimentos da Igreja e as Pastorais, são alguns dos feitos deste Pequeno Gigante da Fé, que engrandecem os paroquianos com sua simplicidade e voz profética, em seus 30 anos de permanência em nosso município.

Padre Mello, em seu poema "O Padre", composto no século XIX, quando era seminarista, na Ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores/Portugal), lavrou versos sempre atuais como estes:


Contra o insulto vil, tens o perdão nos lábios

mas se ofendida for a fé por pseudos sábios
tens a arma da Ciência e tens da graça o forte
Padre, vai sem temor, os olhos do teu norte...

O jornal O Norte Fluminense parabeniza Padre Vicente, desejando-lhe muitos anos de vida!


Padre Vicente Osmar: "sinto Bom Jesus como minha família" 



:

Nenhum comentário:

Postar um comentário