quinta-feira, 11 de junho de 2020

HOJE A JIRIPOCA VAI PIAR!, por ROGÉRIO LOUREIRO XAVIER

Olá pessoa amiga e do bem.

HOJE A JIRIPOCA VAI PIAR!

“Jiripoca vai piar” é uma expressão popular tipicamente brasileira, normalmente utilizada no sentido de “comportamento acirrado”, “algo inesperado”, “intenso” ou “forte”.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do Tupi, com a junção das palavras yuru, que significa “boca” e poka, que quer dizer “arrebentar”.

A expressão ganhou bastante notoriedade com a música “A Jiripoca vai Piar”, composta pelo cantor de música sertaneja Daniel. Sempre quando escutamos Daniel cantar que hoje a Jiripoca irá piar, vem uma intrigante curiosidade de conhecer como será o pio desse animal, afinal as aves possuem seus sons característicos. Mas será que a Jiripoca pia mesmo? Que faz? Como vive?

Infelizmente, ninguém irá ver a Jiripoca piar, no sentido literal. Como a Jiripoca não pia, trata-se apenas de uma máxima para indicar algo extraordinário, que não acontece sempre. Ou ainda, pode representar um desejo muito intenso, incontrolável. Seria equivalente a outras máximas populares como a que menciona a chuva de canivetes ou a tosse da vaca (louca ela fica, mas não tosse). As galinhas são mais interessantes, espiram pelo menos!

O “Hemisorubim Platyrhynchos”, ou Jiripoca é um peixe de hábitos noturnos, que se alimenta de outros peixes. É encontrado principalmente nas regiões norte e centro-oeste do Brasil, sendo um peixe de água doce. Quando adulto, o peixe Jiripoca mede cerca de trinta centímetros e trinta quilos. Costuma habitar as porções mais profundas dos rios, ou ainda viver próximo à vegetação aquática que surge por conta da semelhança com o som emitido pelo animal durante o seu nado, que deu origem à expressão tão famosa no vocabulário brasileiro.

Popularmente, esta expressão ainda é relacionada com o ato sexual intenso. Por exemplo: “A namorada do Jorge está na cidade. Já vi que hoje à noite a Jiripoca vai piar!”.

Fonte Internet
Roger LX



Um comentário: