segunda-feira, 18 de maio de 2015

Branca Motta e o delírio da Lira



A prefeita Branca Motta postou no site da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, que a Lira 14 de Julho do distrito de Rosal possui cerca de "20 músicos".  Duas matérias postadas em O Norte Fluminense, nos dias 27 de março e em 8 de maio passado, desmentem, contudo, a mandatária. Vejam, abaixo, as matérias da prefeitura e do blog..



SITE DA PREFEITURA

http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/corporacao_musical_lira_14_de_julho-pagina-43-2-43

Corporação Musical Lira 14 de Julho

Fundada em 1922, a Corporação Musical Lira 14 de Julho é um dos maiores orgulhos do distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana. Regido pelo maestro Fely Tinoco de Oliveira, o grupo é composto por 20 músicos. Alguns deles até já se mudaram de Bom Jesus, mas voltam para Rosal sempre que a banda é requisitada. Com seu repertório de marchas e dobrados, a Lira 14 de Julho anima os eventos de várias cidades da região e é presença constante nas solenidades da prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana. Além de defender sua música em encontros de bandas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo a corporação é conhecida por ter formado centenas de músicos locais e é um das principais atrações da Festa de Rosal.
Endereço: Praça Alzemiro Teixeira, s/nº, distrito de Rosal, Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro
Telefone: (22) 3832 1253 (maestro Fely Tinoco de Oliveira)




BLOG DE O NORTE FLUMINENSE

sexta-feira, 27 de março de 2015


 LIRA 14 DE JULHO
        O RECOMEÇO - "THE BEGIN AGAIN"



                               Anselmo Júnior Borges Nunes

                                     



 
Ontem, 23 de março de 2015, demos um basta numa pausa interminável que calava os nossos instrumentos e, sobretudo, os nossos corações.


A Lira 14 de Julho não morreu!!!


Depois de décadas de descaso e de comodismo, temos a esperança de que ela, brevemente, preencherá as ruas de nossa vila com sua música que nunca deveria ter ficado no esquecimento....


Sabemos das inúmeras dificuldades que iremos
encontrar nesse recomeço, todavia temos confiança em Deus, no povo altaneiro de Rosal e, sobretudo, nos amigos da 14 de Julho. 


Necessitaremos mais do que meros aplausos! Mas sim, de uma comunhão de ações, por parte de todos que nela depositam sua esperança!

 



O nosso trabalho inicial será lançar as redes para
"pescar" novos alunos. Para tanto, vamos precisar
do apoio irrestrito das famílias rosalenses e também dos professores do ensino municipal e estadual, que deverão contribuir nessa estratégia inicial de reconquista.


Temos carências humanas - músicos - e materiais -
instrumentos -, porém isso não nos impedirá de pularmos o compasso daquela enorme pausa que tanto nos entristeceu nesses anos.


Para início das atividades, foi composta uma
diretoria interina, formada por Fabiana Morais - presidente - e por mim, na direção de patrimônio. O maestro Cely Tinoco continuará regendo a Lira 14 de Julho e também ministrando suas aulas práticas aos alunos.


Avante 14 de Julho, pois você faz parte da história
de Rosal!


(http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/03/lira-14-de-julho-o-recomeco-begin-again.html)



 sexta-feira, 8 de maio de 2015

Tem início o resgate da Lira 14 de Julho, de Rosal


Anselmo Júnior Borges Nunes



Não se trata de um bairrismo exacerbado, mas sim de um genuíno orgulho, saber que, mesmo timidamente, começa a florir a amada Lira 14 de Julho depois de um intenso inverno!

Como foi prazeroso ouvir os sons da afinação dos instrumentos, o estudo individual de cada musicista, a harmonia lançada aos ares mesmo sem obedecer, ainda, a dinâmica musical, se piano, forte, pianíssimo, etc.

Contudo, mais prazeroso foi perceber no olhar de cada músico a alegria de estar naquele ensaio, 02 de maio, por um bem maior, que é a "14 de Julho"!

Amigos músicos, que essa chama não se apague jamais de seus corações. Obrigado pelo apoio generoso nessa retomada! Obrigado, também, comunidade rosalense presente e ausente, pois sem o incentivo e a confiança, talvez, não estivéssemos dando esses primeiros passos.


Viva a 14 de Julho!!!

http://onortefluminense.blogspot.com.br/2015/05/tem-inicio-o-resgate-da-lira-14-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário