domingo, 10 de maio de 2015

Líder Comunitário pede intervenção do MP para preservar o Aero Clbue




O líder comunitário André Luiz de Oliveira apresentou ao Ministério Público Estadual pedido de intervenção para que o prédio do Aero Clube seja tombado e, assim, não seja permitida sua demolição (veja cópia do requerimento, no final desta postagem).



LUTEMOS PARA PRESERVAR O AERO CLUBE


Um dos prédios históricos localizados na rua Buarque de Nazareth, por não ter sido tombado juridicamente, acabou sendo tombado no pior dos sentidos.

Prédio histórico da rua Buarque de Nazareth...


...foi demolido


O Aero Clube, que guarda consigo parte da rica história de Bom Jesus do Itabapoana, está à venda e, caso não seja tombado, no sentido positivo, fatalmente também será levado ao chão.

Cresce, em nossa sociedade a consciência da necessidade de lutar pelo tombamento do Aero Clube e, assim, preservar esse rico patrimônio histórico e cultural.

O proceder do líder comunitário André Luiz de Oliveira solicitando a intervenção do Ministério Público, constitui um fortalecimento na luta pela preservação de nossa história.






Requerimento apresentado ao Ministério Público Estadual



Excelentíssimo Senhor Doutor Promotor de Justiça da Tutela Coletiva  do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ)





ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, ... , vem respeitosamente diante de Vossa Excelência expor e requerer o que se segue.
A Lei Complementar Municipal nº. 01 de 06 de novembro de 2006, que institui o Plano Diretor Participativo do Município de Bom Jesus do Itabapoana, estabelece no art. 12 do Capítulo IV intitulado “Do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico”, que “são diretrizes para a política de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Município de Bom Jesus do Itabapoana”, garantir plano de estudo para a viabilização de tombamento no município de Bom Jesus do Itabapoana (inciso I) e incentivar projetos de resgate da memória cultural e histórica do município (inciso II).
Ocorre que o patrimônio cultural de nosso município vem sendo perdido por omissão do poder público municipal, como podemos mencionar os casos envolvendo dois prédios localizados na rua Buarque de Nazareth que foram demolidos recentemente e cujas fotos seguem anexo, insertas em um texto distribuído pelo jornal O Norte Fluminense.
Por outro lado, deve-se assinalar que o Aero Clube, tradicional clube de nosso município, que teve suas atividades iniciadas no dia 1º. de maio de 1942, e cujo breve histórico se encontra no mencionado documento em anexo, foi leiloado para pagar dívida trabalhista e encontra-se sob o risco de ser vendido e demolido, após ter suas atividades paralisadas decorrentes de severa crise financeira.
Diante do risco concreto de Bom Jesus do Itabapoana perder mais um imóvel relevante em termos culturais e históricos, é que venho diante de Vossa Excelência, como guardião da sociedade, solicitar as providências que o caso requer para impedir que o prédio do Aero Clube venha a ser demolido.

Pede e espera deferimento.

Bom Jesus do Itabapoana, 17 de outubro de 2014.

          ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA


André Luiz de Oliveira



O AERO CLUBE SERÁ DEMOLIDO SE BOM JESUS NÃO SE MOBILIZAR


                                                                        ANTES,

                                                                  DEPOIS.

                                                        ANTES,

                                                                         
                                                                       DEPOIS.


ANTES E DEPOIS? TOMBAMENTO DO AERO CLUBE JÁ! PELA PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL!

AS FOTOS MOSTRAM DOIS CASOS RECENTES RELATIVOS A PRÉDIOS QUE INTEGRAVAM NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL, LOCALIZADOS NA RUA BUARQUE DE NAZARETH. 


Um Pouco da História do Aero Clube.
O Aero Clube teve início de suas atividades no dia 1º de maio de 1942. Na ocasião, ele passou a funcionar em uma casa alugada localizada na Rua Gonçalves da Silva, onde, mais tarde, foi instalado o Grupo Escolar Pereira Passos.
Posteriormente, com a aquisição de um prédio na Praça Amália Teixeira Chalhoub, ali foi instalada sua sede definitiva.
Desde então, todas as atividades relevantes da sociedade bonjesuense passaram a ser desenvolvidas no Aero Clube.
Artistas de renome nacional se apresentaram em seu palco, como Nelson Gonçalves, Jamelão, Celi Campelo, Virgínia Lane, Carlos José, Orquestra Tabajara e Orquestra Severino Araújo, entre outros.
Em seu salão ocorreram festas de réveillon e de carnaval, festas do Olympico FC e do Ordem e Progresso FC, festas de formatura, bailes de coroação de Rainha da Festa de Agosto, bailes da saudade e bailes de debutantes.
O G.R.E.S. do Uriçu e o Bloco do Barra Pesada se apresentavam na quadra do clube, onde ocorriam ainda, festas juninas.
Apuração dos votos e visitas de governadores também ocorriam em seu salão.
O Aero Clube constitui um patrimônio cultural de Bom Jesus do Itabapoana e, por este motivo, tem de ser preservado.


(Fontes de pesquisa: Livro de atas do Aero Clube e Ercília Borges do Carmo)

  

4 comentários:

  1. Louvável iniciativa! Parabéns, por desempenhar tão bem o seu papel de líder comunitário, levando a perceberem a valorização de um passado até então desprezado.

    ResponderExcluir
  2. No local poderá ser construído um belo e moderno shopping.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. TRISTE PAÍS AQUELE QUE NÃO PRESERVA SUAS HISTORIAS!

    ResponderExcluir