segunda-feira, 25 de maio de 2015

MUSEU DE PIRAPETINGA ESCLARECE SOBRE SEU FECHAMENTO



Prefeitura entrou com ação na Justiça contra o Instituto Iracema Seródio Boechat, mantenedor do Museu da Imagem



O Instituto Iracema Seródio Boechat pagou R$ 391,75, valor relativo aos alvarás e taxas de expediente de 2010, 2011 e 2012, e das despesas com o processo movido pela Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana


O NORTE FLUMINENSE procurou Maria Lúcia Seródio Boechat, a Lucinha, administradora do Museu da Imagem de Pirapetinga de Bom Jesus, para esclarecimento sobre o fechamento da entidade.

Por telefone, ela esclareceu:

" Durante estes 21 anos de existência do Museu da Imagem, mantido pelo Instituto Iracema Seródio Boechat, eu sempre coloquei-o a serviço da comunidade bonjesuense e de todos os visitantes que aqui comparecem para conhecer nosso acervo que conta com várias relíquias, entre as quais objetos da época dos escravos. 

Alunos de escolas e pessoas de vários municípios sempre nos visitaram, durante esses anos. Há poucos dias, emprestei, com satisfação, peças para uma escola municipal. 

Embora façamos com amor este serviço de manter o museu para o bem da comunidade, nunca recebemos qualquer apoio da prefeitura.

Sempre pleiteei a isenção do IPTU para o museu. Na época que Carlos Garcia era prefeito, conseguimos essa isenção. Mas, ultimamente, não conseguimos. 

Não bastasse isso, para minha surpresa e revolta, após 21 anos de funcionamento, recebi uma cobrança judicial da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana relativa a alvarás e taxas de expediente dos anos de 2010, 2011 e 2012 que, acrescido das despesas do processo, resultou na cobrança de R$391,75 (trezentos e noventa e um reais e setenta e cinco centavos). 

Nestes casos, em geral, pelo que tenho conhecimento, eu deveria ter sido notificada para fazer o pagamento, antes de receber um processo. Mas isso não ocorreu.

E, pelo que sei, há muitos botecos que funcionam sem nenhum alvará da prefeitura, e não receberam nenhum processo judicial.

Ao receber esta ação judicial, fiquei indignada, e fui à Prefeitura conversar com Branca Motta. Ela não estava e deixei minha reclamação, e pedi uma resposta, mas não tive qualquer retorno. Por causa de minha revolta com o tratamento dado pela prefeitura, anunciei que iria fechar o Museu. Eu tive vontade de ir, inclusive, à Câmara Municipal expor esta situação, mas infelizmente não tenho tempo para isso.

Agora, contudo, diante da repercussão do caso e pensando que a sociedade bonjesuense não pode ficar prejudicada, resolvi voltar atrás em minha decisão. Fiz o pagamento, mas fico com esta impressão de perseguição. Fico a pensar se o motivo seria o fato de termos ligação com pessoa ligada à cultura e, pelo que sei, é considerada persona non grata pelo poder público municipal".



Uma das coisas que chama atenção no caso do Museu da Imagem de Pirapetinga de Bom Jesus é que esta entidade não é considerada existente pela prefeitura, como se verifica do seu site, no item relacionado à "Cultura" (vejam relação abaixo), mas é considerada existente para fins de ação judicial.

Curioso, ainda, que, embora o site considere o referido Museu inexistente, faça referência ao "Caxambu", que não existe mais em nosso município. 
(http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/#banner_pos1)


Cultura


FILHOS DO EX-GOVERNADOR BADGER SILVEIRA VISITARAM O MUSEU DA IMAGEM


No dia 25 de agosto do ano passado, este blog registrou a visita ilustre de Badger Silveira Filho e Ana Maria Silveira,  filhos do ex-governador Badger Silveira ao Museu da Imagem, ocasião em que ambos foram recepcionados pelos irmãos idealistas Norberto Boechat e Lucinha. O evento ocorreu por ocasião do 2º Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, que estava inserido no 5º Circuito Cultural Arte Entre Povos e está reproduzido na matéria que abaixo. 

MUSEU DA IMAGEM

A comitiva do Passeio Cultural visitou o Museu da Imagem, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, onde foram recebidos pelo médico Norberto Boechat e sua irmã Lucinha Boechat, que mantêm o Museu. 

Delegação à frente do Museu da Imagem


Peças raras compõem o acervo do Museu da Imagem

Em seguida, o anfitrião convidou todos para uma significativa reunião cultural em sua residência, com um lanche recheado com declamação de poesias e apresentação de piano.



Lucinha Boechat, Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira e Norberto Boechat






Lucinha Boechat, Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira e o casarão do século XIX

Ainda em Pirapetinga de Bom Jesus, o vereador Hamilton Borges convidou a delegação para um café na Padaria e Restaurante dirigidos por seus pais Márcia Borges Alvarenga e Claudio Alvarenga.



A comitiva foi recepcionada na Padaria e Restaurante de Márcia Borges Alvarenga e Claudio Alvarenga, pais do vereador Hamilton Borges Alvarenga


Vejam a matéria completa em http://onortefluminense.blogspot.com.br/2014/08/o-2o-passeio-cultural-de-bom-jesus-do.html:

Nenhum comentário:

Postar um comentário