Márcia Ambrósio, no primeiro plano, acompanhada da diretora Elizete Maria e o corpo docente da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento |
A Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento
localiza-se no distrito de São Sebastião do Sacramento, zona rural do município
de Manhuaçu (MG). A Escola não tem nenhum tipo de parceria institucional ou continuada
com empresas ou instituições. A maior parceira desta Escola é a própria
comunidade de Sacramento, que tem se mostrado presente e participativa, sempre
que solicitada, envolvendo-se em diversos eventos e campanhas. A escola possui
um quadro de pessoal diversificado, com todos os seus professores habilitados e
em sua maioria contratados.
A Escola
também tem se destacado por sua preocupação em promover encontros de
capacitação para seu quadro de funcionários. Desta vez, visando uma reflexão
sobre a prática avaliativa, a equipe gestora convidou a Dra Márcia Ambrósio,
que é mestra e doutora em Educação pela UFMG, professora-adjunta Cead/UFOP.
O
encontro teve início, na manhã, com os alunos do Ensino Médio. Reunidos na quadra esportiva sob os
olhares curiosos dos adolescentes, Márcia discorreu sobre "Corpos Juvenis explosões de diferentes
estilos, vivências e conhecimentos”.
Dinâmica |
"Márcia palestrou de uma maneira que chamou a
atenção de todos, fazendo que não houvesse nenhuma distração ou conversa
paralela, onde todos, sem exceção, prestassem atenção e houvesse um silencio
absoluto. Falou sobre tudo, desde sexo até calças rasgadas, de uma maneira
jovial, alegre e chamativa. Propôs brincadeiras e dinâmicas que resultaram em
risos, muita adrenalina e, principalmente muita felicidade. Falou sério também,
com assuntos mais sérios ainda. E com seu jeitinho dançante, deixou todo mundo
anestesiado, feliz e renovado, fazendo-nos enxergar a vida de outra
maneira."(Depoimento de Letícia Ribeiro Afonso – 2º ano E.M.)
"Felicidade é a certeza de que a
vida não está se passando inutilmente.’ Com seu jeito simples, alegre e com uma
experiência e conhecimento enorme a professora Márcia nos trouxe um instante
único, tornando um momento que prometia ser monótono, muito mais alegre e
descontraído. Ela nos permitiu enxergar que não se precisa ser necessariamente
um jovem ou seguir certa cultura, que não existe um padrão para a felicidade.
Jamais conseguirei me expressar tão bem ao ponto de conseguir mostrar realmente
o quanto as palavras dela me foram importantes e me influenciaram. Espero que
com esta sua fantástica capacidade comunicativa ela possa fazer com que muitas
outras pessoas passem por essa incrível experiência e possam desfrutar da verdadeira
felicidade.” (Depoimento de Vinícius Oliveira – 3º ano E.M.)
Dando
continuidade, passou-se para o encontro com os professores com o tema "A pedagogia da alegria e da inovação: como
vivenciar uma doce docência?” Foi um encontro muito proveitoso.
Márcia Ambrósio é muito dinâmica e
alegre, o que torna o momento de estudo muito interessante e descontraído ao
mesmo tempo. Foi muito prazeroso ouvir suas experiências de vida pessoais e de
docência compartilhado conosco e que retrata sua experiência ao longo de sua
vida, em diversos tempos e espaços vivenciados.
Assim
foi definido o encontro:
"Gostaria
de resumir o encontro em apenas uma palavra: encantado!Ficaria aqui horas a fio te ouvindo e sairia daqui
superfeliz" (V. P. M. professor de História no Ensino Fundamental, e Sociologia
e Filosofia no Ensino Médio).
Ao
abrir sua mala e desvelar as mais variadas formas de portfólio, Márcia
desmistificou a ideia de portfólio que tínhamos. Eram diversas formas de
expressar o conhecimento adquirido por seus alunos universitários, com a mesma
essência: fazer um resgate do que aconteceu num determinado período, ano,
série, etapa. Não só um amontoado de folhas e atividades, mas, o que foi e
tornou significativo para o aluno ao longo deste período.
"Ao
confeccionar o portfólio de trabalho, os sujeitos passam a dispor de excelente
material para reflexão durante o processo de aprendizagem, porque contam com
registros falados e escritos que lhes possibilitam refazer as ações. Registros
dessa natureza conduzem à retomada do processo e à formulação de conclusões. Esse
é o caminho da avaliação formativa. “(Marcia Ambrósio, 2015).
Além
da ideia inovadora do uso de portfólio como processo avaliativo, ela também
incentivou-nos com suas mais variadas metodologias utilizando-se de vários
recursos como música, brinquedos, mascotes, adereços, bonecas recicladas... como
sugestão para tornar a nossa docência,
tão doce, quanto o ato de ouvi-la. O grupo participou ativamente das
dinâmicas de grupo. Cantou, brincou, aprendeu e acima de tudo saiu renovado,
pronto para vivenciar "uma doce docência.”
À noite, a comunidade escolar se reuniu novamente para uma roda de conversa com a autora e para o lançamento do livro AVALIAÇÃO, OS REGISTROS E O PORTFÓLIO RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CICLO DAS JUVENTUDES.
À noite, a comunidade escolar se reuniu novamente para uma roda de conversa com a autora e para o lançamento do livro AVALIAÇÃO, OS REGISTROS E O PORTFÓLIO RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CICLO DAS JUVENTUDES.
Foi
um momento ímpar para a nossa comunidade. Atividades como estas não são comuns
de serem vivenciadas em nosso meio. O lançamento nos aproximou da autora que
carinhosamente, desnudou de uma maneira simples e singela o processo de edição
de uma obra.
Márcia Ambrosio e alunos |
Autoras:
Maria de Lourdes Ribeiro Afonso
Maria de Lourdes Oliveira Dodó
Maria do Carmo Elias
Foi muito bom,prazeroso e proveitoso esse encontro. Adorei.
ResponderExcluirAgradeço o convite!
ResponderExcluirAgradeço o convite!
ResponderExcluir