sábado, 24 de outubro de 2015

FEIRA DE ANTIGUIDADES E ARTESANATO EM SÃO PEDRO DO ITABAPOANA



Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana



Balbino Miguel Nunes e Lilia de Oliveira Santana resolveram unir forças e implementam, em São Pedro do Itabapoana, Sítio Histórico do sul do estado, a partir dos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, a primeira das Feiras de Antiguidades e Artesanato que pretendem realizar durante todo o último fim de semana de cada mês.
  


Balbino e o Antiquário São Miguel


Segundo Balbino, "queremos realizar aqui algo similar ao que ocorre em Raposo, distrito de Itaperuna (RJ). Lá, durante todos os fins de semana, há feira de confecção, que atrai gente de várias partes do país. A partir das 18h das sextas-feiras, ofereceremos ao público, na praça principal de São Pedro,  feira de antiguidades e de artesanatos, com moda de viola, que é tradição em nossa comunidade.Vários antiquários, inclusive do Rio de Janeiro, já confirmaram presença. Além disso, contaremos com artesanato de alta qualidade".



São Pedro do Itabapoana é distrito de Mimoso do Sul (ES) e possui cerca de mil habitantes. Conta com cerca de 44 prédios centenários tombados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Uma rua de pedras e uma caixa d'água construídas por escravos são outras atrações do Sítio Histórico.









O Museu de São Pedro de Alcântara do Itabapoana foi instalado em um dos casarões do século XIX, construído na época áurea do café. O prédio funcionou como pousada dos tropeiros, farmácia e residência, até ser doada à Paróquia São José de Mimoso do Sul, que cedeu gratuitamente o imóvel para que o Museu funcione até 2027.




Interior do Museu



São Pedro do Itabapoana é famosa nacionalmente por conta dos tradicionais Festivais de Inverno de Sanfona e Viola, que ocorrem no final do mês de julho ou inicio de agosto. 
Conta também com pousadas que garantem agradável estadia aos visitantes.


As irmãs Ângela Maria Frade Pinto e Prudenciana administram a bela Pousada Casa Azul, juntamente com  Rosimeri Frade Pinto

Tradicional Restaurante e Pousada da Dona Geralda

Cantinho do Céu, de Marlene, é uma das boas opções de hospedagem em São Pedro do Itabapoana  





Um comentário: