sábado, 5 de dezembro de 2015

NOITE DE GALA COM PIANISTA BONJESUENSE






O pianista bonjesuense José Luiz Duarte, conhecido como Zé Luiz, promoveu, ontem, uma noite de gala no ECLB, lançando seu 1º cd nominado "Piano Solo", com seis músicas de sua autoria - uma dedicada a sua terra natal intitulada "Bom Jesus" - e duas de autoria de Adilio Silveira.


O concerto incluiu a interpretação de duas músicas de Antônio Carlos Jobim ("Luiza" e "Eu sei que vou te amar"), uma de Cartola ("As rosas não falam") e um pout pourri de canções de Roberto Carlos.

A vinda do pianista bonjesuense teve a articulação da Escola de Música JEMAJ Musical, atrade sua diretora, Anizia Maria, com o ECLB, que é dirigido pelas irmãs Paula Bastos (foto abaixo) e Claudia Bastos.

Zé Duarte nasceu no dia 03/07/1946 e estudou o ginásio no Colégio Rio Branco. Ele aprendeu música com o professor Sebastião Ferreira, conhecido como maestro Bastião, que comandava a Lira Operária Bonjesuense. 

Deixemos que ele fale de si: "Eu tinha 4 anos e acompanhava minha irmã mais velha nas aulas de música com o maestro Bastião, da Lira Operária. Ocorre que quando ele cantava as notas, eu repetia imediatamente. Ele esteve, então, com meus pais, JoDuarte Vieira e Izani Moreira Duarte, e disse que eu tinha todas as condições para ser um músico. Na década de 1950, o acordeon era o instrumento musical mais tocado, uma vez que havia dificuldade com o transporte dos pianos. Assim, aprendi a tocar o instrumento. Posteriormente, mestre Bastião sugeriu que eu tocasse clarineta, mas não me adaptei a ela.  Passei, então, a tocar sax alto. Quando eu era adolescente fui para Niterói e passei a tocar este instrumento em uma banda. Quando o pianista desta banda se retirou, passei a substitui-lo. Desde então, nunca mais deixei de tocar piano, que é minha vida. Na África, toquei em Moçambique para um público de mais de 800 pessoas, em 1973. Em 1976, fiz uma turnê na Europa, tocando em Paris e em Amsterdan. Quando me perguntam de onde eu sou, digo que resido em Niterói, mas sou nascido em Bom Jesus do Itabapoana. Nunca esqueço de minha terra natal e uma das músicas que compus, dediquei a Bom Jesus. Fiz questão, inclusive, de lançar meu cd aqui. Sinto-me contente em estar em Bom Jesus e espero retornar várias vezes. Agradeço a todos que se esforçaram por trazer-me ao ECLB para este recital, em especial à Escola de Música JEMAJ Musical, através de sua diretora Anizia Maria".  

 

 

 
 
 






Rafael Guedes Bazzarella, de 7 anos: a nova revelação do piano em Bom Jesus, com sua irmã Fernanda e os pais Nachara Elissa e Marcus Bazzarella


                    Encontro e diálogo de gerações.  Rafael Bazzarella: - Você toca demais! Zé Duarte: - Você vai ser melhor que eu!


 
Zé Luís, a diretora da Escola de Música JEMAJ, Anízia Maria, e a nova geração de pianistas de Bom Jesus

 


Um comentário: