domingo, 6 de dezembro de 2015

Relembrando as Origens (I)





Jovanina Boniolo Egidio e os filhos Miguel Ângelo, Ana Maria, Humberto, Darci, Jayme Luís e Joanir Carlos, em foto de 2013


                                   Ana Maria Boniollo Rocha


A origem das famílias Boniolo, D'Egidio e Zanella se deve à chegada dos imigrantes Italianos ao Brasil no ano de 1897.

Com alguns meses de diferença no referido ano acima, deram entrada em território brasileiro, no porto de Santos (SP), as três  famílias italianas.


Levaram vinte e seis dias de viagem para atravessar o Oceano Atlântico a bordo do navio "Minas Gerais".

São elas:

1 - Domênico D'Egidio e Stefania Crette, ambos natural de Letera Rima (reino da Itália) e seus respectivos filhos: Angelo Antonio D'Egidio, Luiza Maria e Assumpta D'Egidio.

2- Ângelo Boniollo com sua genitora Caterine Boniollo e suas irmãs Josephina e Maria Luiza Boniolo, todos natural de Ireviso (Itália).

3 - João Zanella e sua esposa, Ana Maria Mastella, ambos natural de Verona (Itália) com seus filhos: Pio, Deziderio, Bio, Augusto, Assumpta e Ursula Zanella.

Após o desembarque, ficaram alojadas em hospedaria própria, aguardando a designação para se estabelecerem nas fazendas no estado de Minas Gerais, para trabalharem na agricultura como colonos nas  localidades mineiras de Diamante, Ubá, e Rodeiro (distrito de Ubá).

Trabalharam incansavelmente, dia após dia, de baixo de sol e chuva (pois o lema era trabalho, trabalho e trabalho) na expectativa de conquistarem seu "pedacinho de chão".

Com o decorrer do tempo, as famílias se conheceram, pois, por coincidência, fixaram residência a poucos quilômetros de uma localidade para outra.

Daí formaram as familias Boniollo, Egídio e Zanella da seguinte maneira: Ângelo Antonio D'Egidio contraiu núpcias com Ursula Zanella, obtendo desta união uma numerosa prole: Aída, Ascêncio,Vitórino, Domingos, Cira, Cizira, Zelia, Joaninha, Maria Praxedes e José de Egidio.

A seguir, Ângelo Boniollo uniu-se em matrimônio com Assumpta D'Egidio (irmã de Ângelo Antonio de D'Egidio), de cuja união vieram as seguintes filhos: Alberto, Alfredo, Anita, José Wilena, Antonio e Jovanina Boniollo de Egidio.

Da união destas três distintas famílias italianas, formadas entre si, originaram-se as famílias brasileiras: Boniollo de Egidio e Egidio Boniollo, pois houve quatro cruzamentos entre as mesmas, casando-se primos x primas e vice versa na 3º geração.

Com o passar dos tempos, todos deixaram o estado de Minas Gerais e vieram se instalar no Estado do Rio de Janeiro, atingindo assim o tão almejado sonho de " comprar seu pedacinho de chão".

Com muito trabalho e suor, formaram, sustentaram e educaram suas numerosas proles.

Em outubro de 1923, também chegaram ao Brasil, Josephina, irmã de Ângelo Boniollo, com suas filhas Maria Eliza e Maria Augusta Boniollo, sendo que esta última, casou-se com seu primo José Boniollo em 1929.

Como relíquia viva das respectivas famílias, ainda temos para curtir os dois caçulas da 2ª geração de ambas as famílias.

José de Egídio comemorou 85 anos no dia 10 de outubro, enquanto Jovanina Boniollo de Egídio completará 99 anos no próximo dia 14 de janeiro.

Os primos José Egidio e Jovanina Boniolo de Egidio

Que Deus os Proteja e conserve-os por muito tempo ainda entre nós em perfeita saúde.

Os italianos Ângelo Antonio de Egidio e Ursula Zanelli, pais de
 José Egídio





Os italianos Ângelo Boniollo e Assumpta de Egidio, pais de Jovanina Boniollo de Egidio








(Na próxima edição: álbum das famílias Boniolo, Egidio e Zanelli)





















14 comentários:

  1. Muito feliz com essa reportagem. Sou neto de Pio Zanella, citado no texto, que era um dos filhos de João Zanella e Ana Maria Mastela. Gostaria muito de obter maiores informações sobre meus bisavós João Zanella e Ana Maria Mastela. Quando vieram exatamente, data de nascimento exata deles, local exato de nascimento, data de chegada etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, meu nome é Sérgio, moro no Rio e meu email é sergjr@uol.com.br. Abç em todos!!

      Excluir
    2. Oi Sergio, procurando sobre nossa familia, achei esse blog e me emocionei!! Sou neta da Teresa Zanella( Teresinha), irmã do avô Pio!!

      Excluir
    3. Ola Angela, td bem? Falei com minha mae ( Ana MAria, filha do Pio) e ela disse que pelo seu nome vc deve ser filha da prima dela, Mirtes, não é isso? Legal!! Sou super interessado nas origens da nossa familia. Se qusier, pode passar um zap e conversamos 21-975406212. Qq outra pessoa que tiver informações, peço também me adicionar, basta lembrar que viu essa reportagem. Abç!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Augusto era meu bisavô que veio com os pais da Itália. Somos de Ubá e essa história se encaixa àquela que me foi contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Augusto, vcs que sao de Uba, teriam mais informações a respeito de data de nascimento de nossos antepassados Joao Zanela? POsssuem algum documento? Meu zap 21-975406212

      Excluir
    2. Corrigindo, Ola Jose, bisneto de Augusto

      Excluir
    3. Também estou procurando sobre a história dos meus parentes da região de Ubá e Divinesia. Meu bisavô era Antônio Egídio, e minha bisavó era Maria Messias da Silveira. Alguém tem alguma informação? daniellylima.dp@gmail.com

      Excluir
  4. Olá José Jorge, você q é de Ubá, por favor, poderia me dar alguma informação a respeito da minha avó paterna: Maria Luiza Boniolo? Ela era casada com João Maurício Machado e eram, ambos, meus avós; sou filha de João Bosco Boniolo.Meu whatWhat: (31)987768586, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o nome do meu avo era jose egidio , sera que aluem tem mas informaçao sobre os egidio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla sou descente de Jose Egidio me manda um e-mail diogosouza2003@gmail.com

      Excluir
    2. Olá Carla, meu bisavô era Antônio Egídio, de Ubá, também procuro por mais informações.

      Excluir