segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O Galo de Barcelos

A tradição portuguesa talvez mais espalhada pelo mundo seja o Galo de Barcelos é um dos símbolos mais famosos de Portugal e que está associado a uma lenda. Lenda essa que conta a história de um galego que passou por Barcelos, a caminho de Santiago de Compostela.

O jovem havia sido acusado de um crime pelos moradores e foi condenado à forca. Alegando estar inocente, suplicou que o levassem até ao juiz. Durante esse encontro, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ali estava a decorrer e disse “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Ninguém o levou a sério, mas, reza a lenda, que no momento em que o enforcaram, o galo levantou-se e cantou.

A sorte do jovem e do juiz, que estava desesperado por ter morto uma pessoa inocente, foi o nó da corda estar mal feito e o rapaz sobreviveu.

De forma a eternizar a lenda, o artesão Domingos Côto criou o primeiro Galinho de Barcelos, uma das maiores tradições portuguesas e um ícone que ainda hoje se mantém popular.

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário