segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Casa do Artesão será legado do Governo Tatu



Cerca de 50 artesãos estão vinculados à Casa do Artesão, que será inaugurada em breve e será um marco na história de nosso município.

A Secretária de Ação Social e de Habitação, Gisele Garcia, é a responsável pelo pagamento do aluguel do imóvel e está sendo reparado, assim como pelas contas de luz e água, além do pagamento de oficinas e do salário de uma coordenadora.

"O município, com a ideia de organizar a Economia Solidária, auxiliará a Casa do Artesão, promovendo uma inovação na geração de trabalho, com base na autogestão e solidariedade e um comércio justo, valorizando o artesão. Em Itaperuna, a Casa do Artesão se revela como um grande êxito", salientou a secretária.

A Casa do Artesão, com 8 cômodos e 3 banheiros, funcionará de segunda-feira a sábado. Será constituído um fundo sobre as vendas, que atenderão eventuais necessidades dos artesãos.

Gisele assinalou que esse era um sonho dela desde que assumiu a secretaria em 2017. "Através da Casa do Artesão, ocorrerá geração de renda, com pessoas trabalhando em suas próprias casas, com carinho e amor. Estamos fazendo parceria com o IFF, onde há um grupo de mulheres que produzem doces de qualidade, e se unirá a nós".

A Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, através do Secretário José Geraldo Morais, terá papel importante para a cessão de carteiras de artesãos que teve início na gestão de Bob Flávio.

As carteiras permitirão que artesãos adquiram produtos com preço mais acessível, além de permitir a participação de exposições em outros municípios.

A respeito da  ABA (Associação Bonjesuense de Artesãos), Gisele esclarece que a Casa do Artesão não possui qualquer vínculo com a entidade, mas considera positivo todo o tipo de organização que possa fortalecer a categoria.

A casa alugada foi a residência onde morou por muitos anos o casal Leonides Moraes Catharina e Doralice.Ele foi Tabelião no Cartório.Os dois são descendentes de Elias Gomes de Moraes e Thereza de Jesus Teixeira (famílias tradicionais de Bom Jesus).

A administração de Roberto Tatu, portanto, deixará mais um importante legado para o município.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário