sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Cultura popular em luto: morre Dona Canutinha

Geral


Desde quarta-feira ela estava internada na Santa Casa de Cachoeiro, com quadro de pneumonia

 
Divulgação
A mestra de caxambu Canuta Caetano, a Dona Canutinha, morreu na tarde desta sexta-feira (6) na Santa Casa de Cachoeiro, onde estava internada desde quarta-feira com quadro de pneumonia. O corpo será velado no Centro Comunitário de Vargem Alegre e o enterro amanhã, às 14h00, no Cemitério Tapera.
Há duas semanas, Dona Canutinha, entre outras personalidades cachoeirenses, era homenageada com caricatura em painel inaugurado em frente ao Museu Ferroviário Domingos Lage.
Em nota, a Comissão Espírito-santense de folclore lamentou a morte da mestra e representante do Grupo de Caxambu Alegria de Viver. "Em vida, dona Canutinha contribuiu com apresentações de manifestações de Cultura Popular, para os cachoeirenses, em especial para a comunidade de Vargem Alegre com muita competência e respeito, prezando pela qualidade e carinho para com os munícipes e folcloristas. Participou de diversos eventos da Comissão de Folclore, como os Encontros de Mestres, I, II, III Desfiles da Identidade Capixaba, XIV Congresso Brasileiro de Folclore, Fórum das Culturas populares, Oficinas, dentre tantos eventos que ficarão em nossa memória. Nossos sentimentos a toda a sua família e a comunidade de Vargem Alegre. Uma pessoa com grande significado para o seu povo não morre, vira memória!"
 "Dia triste para a Cultura Popular de Cachoeiro. Nossos sentimentos à família e amigos dessa querida líder comunitária e mestre do Caxambu, em Vargem Alegre.", lamenta o prefeito Victor Coelho.
"A cultura popular de Cachoeiro está de luto", definiu o ex-prefeito Carlos Casteglione.https://jornalfato.com.br/jornalfato.com.br/geral/cultura-popular-em-luto-morre-dona-canutinha,326472.jhtml

Um comentário:

  1. Nota de O Norte Fluminense: Dona Canutinha comandava o Caxambu de Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e estava sempre presente em apresentações em Calheiros, em Bom Jesus do Itababapoana. Sua avó veio da região de Pirapetinga de Bom Jesus ( Vargem Alegre). Sua alegria, cantando as belas canções, estão eternizadas em nossos corações. Obrigado por tudo, querida Canutinha! Deus a receba com seu profundo amor!

    ResponderExcluir