domingo, 22 de dezembro de 2019

Um açoriano que se deixa encantar pelos traços da cultura açoriana em Bom Jesus

Francisco Amaro Borba Gonçalves, oriundo da Freguesia da Ribeirinha, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. Mora atualmente em Casimiro de Abreu.


""Conhecer a vida e a obra de Padre Mello, constitui também, um estímulo sempre atual para imitá-lo"" . Esta frase se econtra no quinto volume das obras de Padre Mello, da coleção da Literatura Bonjesuense, cujas palavras, formam a sugestão do Diretor do Jornal O Norte Fluminense, o Dr. Gino Martins Borges Bastos, o qual, de certeza, também conhece as palavras do grande poeta bonjesuense Élcio Xavier que escreveu que o Padre Mello era    ""pleno saber e amar"" . Há também as palavras de Ederaldo do Carmo Oliveira, sobrinho de Padre Mello, que conclui o seu tio como ""apóstolo de Bom Jesus"" . Há, também, as palavras do competente escritor Delton de Mattos, que assinalou que o açoriano Padre Mello foi ""um Génio da Civilização e da Cultura . Há , também, que se mencionar as palavras do grande pesquisador e Dr. António Soares Borges que em 27/04/2019 , apresentou com excelente evidência, uma narrativa especial sobre a vida de Padre Mello em que se refere ao reverendíssimo Padre  como ""sacerdote poeta "" .

Toda essa referência acima foi pelo motivo de ter lido uma uma parte de um texto em que o nosso nobre Padre Mello se refere ao Natal numa prosa que mais parece uma bela poesia :  ""Grandes e profundos mistérios se ocultam nas cinco letras deste nome sagrado.Não é mais uma expressão comum; a crença católica o fez antonomástica. Dizei Natal e logo se apresenta em nossa imaginação, ao fundo de um lindo presépio, um Menino irradiando vida e graça, reclinado sobre palhas, entre uma mãe jovem e um operário idoso, fazendo-lhe guarda alguns animais mansos, visitado por humildes pastores e reis opulentos, e lá fora um campo verde em que pastam ovelhas e cordeirinhos. É, aplicando a reflexão sobre a poesia deste belíssimo quadro, dir-se-á  à voz da razão: eis o Nascimento de Nosso Jesus Cristo"" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário