quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Calendário Histórico-Cultural de Bom Jesus do Itabapoana(RJ)


Este Calendário Histórico-Cultural constitui um esforço do *Jornal O NORTE FLUMINENSE*, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da consciência social da nossa gente. Não se trata de um trabalho acabado, mas que será aperfeiçoado com o tempo, como ocorreu desde a última publicação deste Calendário, publicado pela primeira vez em dezembro de 2015.

*JANEIRO*

01. Segunda emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, em 1939, por decreto do Comandante Interventor Amaral Peixoto, que nomeou José de Oliveira Borges (Zezé Borges) como prefeito.
02. Nascimento do historiador Francisco Camargo Teixeira, conhecido como Zico Camargo, um dos gênios de nossa cultura, em 1900.
06. Inauguração do Hospital São Vicente de Paulo e da Capela Nossa Senhora do Rosário, em 1925, pela Associação São Vicente de Paulo, presidida pelo Dr. Diogo Cabral de Mello, e com a presença do Bispo da Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ), Monsenhor Henrique Mourão e de Padre Mello.
07. Nomeação do Cel. Luiz Vieira de Rezende como o 2º. Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana (1892), então nominado Itabapoana, pelo Contra Almirante Carlos Baltazar da Silveira, governador do Estado do Rio de Janeiro, no período da 1ª. Emancipação. Foram nomeados vereadores (intendentes): Francisco Boechat, João de Souza Rodrigues, Joaquim Sérgio Bastos, João Pedro Lengruber e Ricardo da Costa Soares. João Cândido Fragoso foi designado secretário.
09. Falecimento do Alferes Francisco da Silva Pinto, em 1882. Ele construiu a primeira casa em Bom Jesus do Itabapoana, em 1850, sendo, posteriormente, nomeado sub-delegado de polícia.
10. Nascimento do historiador Antônio Dutra, um dos gênios de nossa cultura, em 1898.
11. Fundação da CAVIL (Cooperativa Agropecuária Vale do Itabapoana Ltda), por Eurico Moreira de Faria, em 1948; nascimento do Tenente Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla, em 1934. Filho de Domingos Ferolla e Lucilia Xavier Ferolla, ocupou a mais alta honraria de presidente do Superior Tribunal Militar.
21. Nascimento de Luciano Augusto Bastos, em 1925, em Carangola (MG). Filho de Olívio Bastos e Vivaldina Bastos, mudou-se para Bom Jesus no dia 12 de junho de 1933, após a nomeação de seu pai para o cargo de Administrador da Estrada de Ferro Leopoldina, na Estação de Bom Jesus do Norte (ES). Advogado, diretor do antigo Colégio Rio Branco e do jornal O Norte Fluminense, foi influente político local. Casou-se com Leny Borges Bastos e integrou-se de tal forma em nosso município, que o abraçou de corpo e alma, como se fosse seu.
25. Falecimento do poeta Antonio Miguel.

*FEVEREIRO*

04. Primeira Festa do Cristo Rei, em 1934, no Monte Calvário, organizada por Padre Mello. Na ocasião, as bandeiras pontifícia, brasileira, portuguesa, italiana, alemã, espanhola e libanesa tremulavam ao lado de um arco triunfal, sob o som da banda Nova Aurora, ocasião em que ocorreu uma salva de 12 tiros.
06. Fundação da Escola de Música MusicArt, em 2017, por Thadeu de Moraes Almeida.
08. Falecimento de Luciano Augusto Bastos, em 2011.
14. Falecimento do historiador Antônio Dutra, em 1976.
17. Falecimento de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas, em 2023; fundação da Escola de Música JEMAJ, em 1997, por Anízia Maria Aguiar Pimentel dos Santos.
21. Falecimento, em 1943, do Cel. Luís Vieira de Rezende, segundo prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua primeira emancipação.
24. Nascimento da compositora Maria Aparecida Borges Ebendinger, em 1952. Sua composição "A Busca", considerada uma obra prima, venceu um dos Festivais de Música de Bom Jesus do Itabapoana. O refrão assinala: "mas um dia.../ quando olhei pra mim/ e me perguntei/ quem sou eu? não sei!"; nascimento da Professora Maria Isabel Fragoso de Oliveira, em 1924, filha de Antônio Tinoco de Oliveira, presidente da 1ª. Câmara de Vereadores estabelecida no dia 04/10/1947 e Izabel Fragoso de Oliveira.
25. Nascimento do poeta Joel Boechat, em 1931; falecimento do poeta Antonio Miguel.
28. Falecimento do ex-governador Roberto Silveira, em 1961; Nascimento de Ildefonso Bastos Borges, o Fonsinho, em 1918. Segundo filho de Antonio de Oliveira Borges e Carmem Bastos Borges. Formado em Medicina Veterinária, juntamente com seus irmãos Hélio e Cid, visionava estabelecer na região um polo de pesquisa e ensino em agropecuária e veterinária. Assim, trouxe para nosso município, em 1970, o Colégio Técnico Agrícola, que levou seu nome, como reconhecimento das autoridades estaduais e municipais à sua atuação arrojada e idealista. Mantida inicialmente pela Fundação Educacional Bom Jesus, instituição sem fins lucrativos, veiculada à prefeitura, em 1974 0 CTAIBB se incorporou à FF (Universidade Federal Fluminense). Em 2007, passou a integrar o IFF (Instituto Federal Fluminense).

*MARÇO*

01. Nascimento da escritora e poeta Neumar Monteiro, um dos gênios de nossa literatura, em 1949.
04. Nascimento do escritor, professor e advogado Laércio Andrade de Souza Oliveira, em Carabuçu, no ano de 1945.Membro do Instituto Brasileiro dos Advogados, foi eleito por 5 vezes presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Itaperuna(RJ). Ativista em defesa da ecologia, destaca-se, em seus textos,como contestador das injustiças sociais.
05. Nascimento do desembargador Antonio Izaías da Costa Abreu, no distrito de Carabuçu, em 1932, historiador, escritor e poeta, um dos gênios de nossa literatura.
10. Nascimento do ex-governador Badger Silveira, em 1916. Foi eleito governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1962, dando continuidade ao trabalho do irmão, Roberto Silveira. Casou-se com Renée Ferraiolo, com quem teve os filhos José Roberto, Ana Maria, Maria Luiza e José Luís (gêmeos), Maria Cristina, Badger, José Fernando e Maria Tereza. Renée Ferraiolo Silveira participou de ações sociais no Estado, com Dom Helder Câmara. Sobre ela disseram: " um coração onde couberam todos". Badger participou, com Roberto Silveira, da campanha nacional em favor da criação da Petrobrás. Foi delegado de polícia, Conselheiro do Tribunal de Contas, vereador em Resende e Secretário de Estado.Badger realizava profícua administração no estado e estava cumprindo todas as promessas de campanha, inclusive a da realização do sonho de Roberto Silveira: a construção de uma grande Usina em Rosal, seguida de um pólo industrial em Bom Jesus do Itabapoana, com o apoio do presidente da República João Goulart. Adquiriu a área para a construção do Colégio Estadual Padre Mello. No dia 2 de maio de 1964, após o golpe militar, sofreu o impeachment por parte da Assembleia Legislativa que, com base no Ato Institucional nº 1 emitido pelos militares, cassou seus direitos políticos por 10 anos. Anistiado em 1979, faleceu no dia 9 de maio de 1999, sendo sepultado em Niterói.
13. Nascimento de Ismélia Saad Silveira, a Eterna e Única Primeira Dama, viúva do ex-governador Roberto Silveira, em 1930.
18. Nascimento do libanês Merhige Hanna Saad, em 1895. Comerciante de café, construiu o Edifício Monte Líbano e cinema com capacidade para mil pessoas. Quando sugeriram investir seu dinheiro em outro município, respondeu: "Invisto em Bom Jesus o que ganho em Bom Jesus"; o presidente João Goulart, em 1964, assina decreto autorizando a construção da Usina de Rosal, na praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, com a presença de Badger Silveira, governador do Estado do Rio de Janeiro, e Francisco Lacerda Aguiar, governador do Estado do Espírito Santo. A energia produzida, de 10 mil kW, beneficiaria os municípios do noroeste fluminense e sul capixaba. Jango salientou que esse era um desejo do ex-governador Roberto Silveira. Badger registrou que cabe ao governo criar as condições para que a população tenha participação de maneira digna na vida da nação.
19. Inauguração, em 1856, da Sub-delegacia do Arraial de Bom Jesus.
23. Nascimento do jornalista Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense em 25/12/1946. Trabalhou na Estrada de Ferro Leopoldina Railway na Cia Ferroviária Itabapoana, localizada em Bom Jesus do Norte ( ES). Vereador por três mandatos, a Câmara Municipal tem o seu nome. Foi sócio-proprietário da Gráfica Gutemberg, com seu irmão Luciano Bastos; falecimento de Levy Xavier, o primeiro maestro de Bom Jesus do Itabapoana, em 1970.
23. Fundação do Olympico F.C., em 1914, por Fernando Lopes da Costa, Abílio Castro e WaIter Franklin, tendo, como 1º. presidente, Cel. Pedro Gonçalves da Silva Jr Vice-Presidente, Horácio de Carvalho; Secretários, Abílio Pires de Castro e João de Azevedo Mattos; 1º Tesoureiro, Francisco Teixeira de Oliveira; 2º Tesoureiro, Carlos Rodrigues Figueiredo Firmo; Procurador, Dr. Walter Franklin; Captain, José de Souza Firmo; Vice Captain, Otis Menezes.
24. Nascimento da Professora Maria Isabel Fragoso de Oliveira, em 1924, filha de Antônio Tinoco de Oliveira, presidente da 1ª. Câmara de Vereadores estabelecida no dia 04/10/1947 e Izabel Fragoso de Oliveira.
27. Nascimento, em 1860, de Pedro Gonçalves da Silva Jr., primeiro prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua primeira emancipação; nesta data, do ano de 1933, a Leopoldina Railway passa a controlar a Cia. Ferroviária Itabapoana (fundada em 1916), de propriedade do Cel. João Ferreira Soares, sobrinho de Carlos Firmo. A Cia. possuía 33 km de trilhos, de Bom Jesus do Norte (ES) até Ponte do Itabapoana (ES), 4 locomotivas, 2 vagões de passageiros (suprimidos em março de 1951) e 8 vagões de cargas (suprimidos em abril de 1952). "Quando quero ver um homem honesto, vou até o espelho", costumava dizer o Cel. João Ferreira Soares.

*ABRIL*

01. Nascimento de Napoleão Lyrio Teixeira, em 1911. Filho de João Manoel Teixeira, o Capitão Teixeira e Regina de Carvalho Teixeira, formou-se em medicina no Rio de Janeiro. Foi Coronel do Exército e radicou-se no Paraná. Foi professor de Psiquiatria e Medicina Legal. Escreveu vários livros científicos e era amigo de Monteiro Lobato, com quem mantinha vasta correspondência. Foi conferencista internacional e falava cerca de onze idiomas. Como jornalista, escreveu para os jornais O Globo, Estado de São Paulo, O Norte Fluminense e A Voz do Povo, sendo os dois últimos de nosso município. Escreveu cerca de vinte mil artigos científicos e crônicas. Era irmão de Amália Teixeira, professora do ex-governador Roberto Silveira, que dá nome a uma das praças de Bom Jesus do Itabapoana.
02. Falecimento de Ildefonso Bastos Borges, em 1970.
09. Nascimento do escritor Reginaldo Teixeira Chalhoub, em 1937; Falecimento de Agostinho Boechat, em 1999.
16. Garrafadas de Laje do Muriaé, em 1889. Por ocasião da Conferência Republicana realizada por Nilo Peçanha (futuro Presidente da República), este foi atacado por forças do Império. Ferido, foi socorrido pelo Cel. Luiz Vieira de Rezende, que o acolheu em Calheiros, na Fazenda Boa Fortuna, e levou-o, posterior¬mente, para tratar-se em Rosal.
17. Nascimento do músico, compositor, arranhador, instrumentista, escritor, poeta e editor, Beto Travassos, um dos gênios de nossa cultura.
20. Nascimento do escritor Delton de Mattos, na Serra do Tardin, em 1925, um dos gênios de nossa literatura.Faleceu, no sábado (22/06/2019), aos 94 anos de idade.
Filho de Mário Nunes da Silva e Pautilha Nunes de Mattos. Seus avós paternos foram Elias Nunes da Silva e Maria da Silveira Nunes. Os avós maternos, por sua vez, foram Porphirio Franca de Mattos e Etelvina de Mattos Picança.
Aos 12 anos, ingressou no Colégio Rio Branco, onde cursou o exame de Admissão.
Foi colaborador do jornal O Norte Fluminense, fundado por Ésio Bastos, no dia 25 de dezembro de 1946, desde o início das atividades deste.
Foi um dos grandes intelectuais do Brasil, tendo sido o pioneiro nos estudos da Tradutologia.
Autor de vários livros, editou ainda obras preciosas de autores bonjesuenses e bonjesuístas, como Padre Mello, Octacílio de Aquino, Romeu Couto e Athos Fernandes.
23. Nascimento de Athos Fernandes, um dos gênios de nossa literatura, em 1920. Tinha o consagrado poeta chileno Pablo Neruda entre seus amigos e correspondente.
24. Nascimento do historiador de arte, restaurador, artista plástico e poeta Adilson Figueiredo, um dos gênios de nossa cultura, em 1953.
25. Nascimento da musicista e compositora Ana Maria Teixeira Baptista, em 1943. É de sua autoria, juntamente com seus pais Oliveiro Teixeira e Tertuliana Simão Teixeira, o clássico "Rio de Minha Terra". Fundou o Grupo Musical Amantes da Arte; falecimento de Merhige Hanna Saad, em 1973.
27. Nascimento de Padre Mello (Antonio Francisco de Mello) na Ilha de São Miguel, Arquipélago de Açores (Portugal), em 1863, um dos gênios de nossa literatura e pai da cultura bonjesuense.
28. Início da 1ª FLIPir ( Feira Literária de Pirapetinga), em 2108, organizada pela seguinte comissão: Anízia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, Bruno Cypriano, Daniel Márcio Amaral, Júlia Machado, Júlio César Barbosa e Mariana Cypriano Borges. Em 2019, passou a ser integrada também por Lauro Amaral e Juliana Machado.

*MAIO*

01. Fundação do Aero Clube, em 1942.
03. Nascimento do poeta Elcio Xavier, um dos gênios de nossa literatura, autor da obra-prima "O Véu da Manhã", em 1920.
06. Fundação, em 1914, do Ordem e Progresso F.C.Antonio de Oliveira Borges, José de Oliveira Borges, José de Souza Firmi-no, José Cabeça Freire, Oswaldo Santos, Ótis Menezes, se uniram e criaram um time em Bom Jesus do Norte que pudesse representar os moradores do município, o nome homenageava então a nova república, o nacionalismo e uma visão patriótica do Brasil. O clube manda seus jogos no Estádio Carlos Firmo, homenagem ao Carlos de Figueiredo Firmo doador do terreno onde foi construído o estádio, sua construção ocorreu entre abril de 1981 à abril de 1982, foi inaugurado em 16 de abril de 1982 no mandato do Governador Eurico Vieira de Rezende
09. Falecimento do ex-governador Badger Silveira.
11. Nascimento do Desembargador José Carlos de Figueiredo, em 1944, filho do escritor Antonio Gabriel de Figueiredo, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;  Nascimento do poeta Antonio Miguel, em 1918.
12. Nascimento do médico e escritor dr. Norberto Seródio Boechat, um dos gênios de nossa literatura, autor da consagrada obra "Lembranças de Escritas", em 1942.
13. Falecimento do Desembargador Jorge Loretti, em 2016
14. Falecimento da musicista Georgina Teixeira Mello, a Dona Nina, em 2016; Falecimento de Napoleão Lyrio Teixeira, em 1967.
21. Nascimento do médico e poeta dr. Ayrthon Borges Seródio, um dos gênios de nossa literatura, considerado o mestre do soneto alexandrino, em 1929.
23. Nascimento de Salim Darwich Tannus, autor do Hino de Bom Jesus.
25. Fundação do Colégio Rio Branco, em 1920, pelo professor José Costa Júnior.
31. Nascimento de Cid Bastos Borges, em 1920. Filho de Antonio de Oliveira Borges (Tonio Borges) e Carmem Bastos Borges (Carmita), foi renomado e estudioso cirurgião-dentista. Dedicou boa parte de sua vida, com paixão, à causa dos portadores de deficiência, através da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, obtendo reconhecimento nacional. Seu nome está mortalizado em prédios públicos de nosso município; nascimento de Wilma Martins Teixeira Coutinho, advogada, que trabalhou nos governos de Roberto Silveira e de seu irmão Badger Silveira, em 1927, autora do livro "Alameda dos Sonhos e o caminho percorrido".

*JUNHO*

03. Inauguração, em 1879, da Estrada de Ferro Carangola-Santo Eduardo.
04. Falecimento da Professora Maria Isabel Fragoso de Oliveira, em 2019.
06. Inauguração da Subprefeitura, no edifício Serôdio, localizado na Praça Governador Portela, em 1936, tendo como Sub¬prefeito o dr. José Vieira Seródio. Estiveram presentes na inauguração: Dr. Raul Travassos, deputado Cesar Ferolla, Padre Antônio Francisco de Mello, Osório Carneiro, Jandyr Froes, Cel. Luiz Vieira de Rezende, dr Marcarino Garcia de Freitas, Cel. Adelino Garcia Bastos, Joaquim Carneiro de Souza Machado, dr. Ivan Cardoso Lopes Ribeiro, Major Franklin Rabello, Domingos Caramusi e Guanabarino de Oliveira. O prédio foi construído em 1934, por Manoel Vieira Seródio; nascimento de Paulo Tardin, o Paulinho Discos, o maior colecionador do Brasil de filmes raros e de faroeste.
08. Nascimento da poeta Iracema Seródio Boechat, em 1929.
11. Nascimento do ex-governador Roberto Silveira, em 1923, no Sítio Rio Preto, Calheiros. Estudou na Escola Municipal de Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger. Posteriormente, estudou na Escola Bom Jesus, da professora Amália Teixeira, e no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana. Na década de 1940, estudou na Faculdade de Direito de Niterói. Elegeu-se deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1950. Em 1951, casou-se com a bonjesuense Ismélia Saad, filha do libanês Merhige Hanna Saad e Alzira Sauma Saad. Com ela teve três filhos: Jorge Roberto, quatro vezes Prefeito de Niterói, Dôra, museóloga e historiadora, e Márcia, socióloga. Jorge é casado com Cristina Ramalho Silveira com quem tem um filho: Roberto. Márcia é casada com o médico Alberto Domingues Viana, radiologista e professor da UFF. Eles possuem um casal de filhos: João Alberto, médico como o pai, e Maria Roberta, que é administradora de empresa.Foi secretário estadual do Interior e Justiça, sendo eleito vice-governador em 1954. Foi eleito governador em outubro de 1958.Pretendia transformar Bom Jesus do Itabapoana em polo de desenvolvimento industrial através da construção da Grande Usina de Rosal. A construção da Usina Piloto Franca Amaral objetivava a cessão de energia para a construção daquela.Tido como futuro presidente da República, sucedendo a João Goulart, após adentrar em helicóptero para verificar os estragos causados pela enchente em Petrópolis, o aparelho desgovernou-se ao decolar, havendo séria hipótese de sua morte ter sido planejada. A queda do aparelho causou a morte de Roberto Silveira, que morreu em decorrência das queimaduras sofridas. Na herma existente na Praça Governador Portela, consta os seguintes dizeres: "Roberto Silveira, Filho Dileto, Glória de Bom Jesus do Itabapoana"; nasci¬mento da Professora Judith do Nascimento, em 1926.
12. Nascimento de Joaquim Rodrigues Souza Campos, o Cel. Quinca Bento, um dos desbravadores de Arraial Novo, região do distrito de Calheiros, em 1882.
13. Falecimento da Professora Judith Arantes do Nascimento, em 2019.
14. Falecimento do escritor Octacilio de Aquino, um dos gênios de nossa literatura.
16. Fundação do Grupo Musical Amantes da Arte, em 1990, por Ana Maria Teixeira Baptista; Nascimento de Levy Xavier, o primeiro maestro bonjesuense, em 1904.
18. Chegada de Padre Mello a Bom Jesus do Itabapoana, em 1899.
20. Dia da Rebeldia Bonjesuense. Bonjesuenses não aceitam o decreto de 8 de maio de 1892 do governador Thomaz Porciúncula, que transformou nosso município em distrito de Itaperuna. Nomeiam, então, João de Souza Rodrigues como prefeito (presidente do Conselho de Intendência) e os vereadores (intendentes) Cel. Luiz Vieira de Rezende, José Boechat, João Pedro Lengruber, Carlos de Aquino Xavier, Severino Teixeira de Oliveira e António Simplício de Salles. Antonio Antunes de Siqueira foi nomeado secretário.
22. Falecimento de Delton de Mattos, em 2019.
29. Nascimento da escritora, trovadora, sonetista e compositora Vera Maria Viana Borges, um dos gênios de nossa cultura, em 1944; falecimento do poeta Onofre Nunes, em 2019.

*JULHO*

03. Nascimento do pianista e compositor José Luiz Duarte. Seu aclamado CD "Piano Solo" contém músicas de bossa nova, incluindo a intitulada "Bom Jesus".
04. Posse, em 1889, do Cel. Luiz Vieira de Rezende na 1ª. Câmara de maioria republicana em pleno regime monárquico, em Itaperuna (RJ).
06. O município de Itabapoana é elevado à condição de Comarca, em 1891.
09. Fundação da Lira Operária Bonjesuense, em 1939,na casa de móveis de Manoel Ferraz de Oliveira, localizada na rua 15 de Novembro, sob a presidência de Osório Carneiro e secretariado por Esio Martins Bastos. Na época, restou eleita a Junta Administrativa para dirigir a nova sociedade denominada de Sociedade Musical União Operária. A Junta ficou constituída por Antônio Gonçalves, Antônio Martins e Alcebíades Peixoto.Para a elaboração do Regimento Interno foram eleitos Arlindo Barbosa, Jair Silva e Esio Martins Bastos.Compuseram a mesa, ainda, Felipe Luiz, Olívio Bastos, Sebastião Alfeu da Silva e Antônio Gonçalves.
12. Nascimento do jornalista Osório Carneiro, em 1898. Lecionou contabilidade para o futuro governador Badger Silveira. Fundou, com José Tarouquella de Almeida, em 1928, o BOM JESUS JORNAL. Depois, fundou o jornal A Voz do Povo em 06 de setembro de 1930, que teve curta duração. Em 16 de outubro de 1930, foi indicado para ser o Delegado da Revolução comandada por Getúlio Vargas, na região. Posteriormente, foi designado Subdelegado em Bom Jesus do Itabapoana, então 10º distrito de Itaperuna, cargo que exerceu até 1933. Em 5 de agosto de 1933, lançou novamente A VOZ DO POVO, que mantém-se até a presente data.
13. Falecimento do poeta Athos Fernandes, em 1979.
14. Fundação da Corporação Musical Lira 14 de Julho de Rosal, em 1922.
16. Falecimento do primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, após a segunda emancipação, José de Oliveira Borges, conhecido como Zezé Borges, no ano de 1983.
20. Nascimento de Agostinho Boechat, líder do distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, em 1905, foi eleito vereador por seis mandatos.
28. Início da Festa do Senhor Bom Jesus.

*AGOSTO*

01. Lançamento de "Itabapoana", nosso primeiro jornal (1906), tendo Sylvio Fontoura como redator, Pedro Gonçalves da Silva Jr., como secretário, e Francisco Teixeira de Oliveira como gerente.
05. Inauguração da Praça Três Irmãos (governadores Roberto Silveira, Badger Silveira e deputado federal Zequinha Silveira), e do Monumento em memória do Padre João Mendes Ribeiro (pároco negro nomeado em 1876), obra do escultor Valdieri Martin, em Calheiros.
06. Encerramento da Festa do Senhor Bom Jesus.
07. Início da Festa do Divino Espírito Santo e da Coroa; fundação do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, em 2016.
08. Inauguração do Memorial Cel. Quinca Bento e Pe. Antônio Alves Siqueira, no Arraial Novo, em 2015.
10. Falecimento do dr. Cid Bastos Borges, em 1994.
11. Fundação do ILA (Instituto de Letras e Artes dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), em 1995.
12. Fundação do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), em 2011; fundação da Lira Maestro Áureo Fiori, em Calheiros, em 2017.
13. Início da Festa de Agosto; falecimento de Padre Mello, em 1947.
15. Encerramento da Festa de Agosto, assim como da Festa do Divino Espírito Santo e da Coroa; Instalação da Comarca de Itabapoana, em 1891, nomeando-se Jarbas Augusto Tavares como Juiz de Direito e Leopoldino Cabral de Mello como Juiz Substituto, assim como Antônio Luiz Martins Ribeiro como Promotor de Justiça; nascimento do ex-deputado federal pelo Paraná Zequinha Silveira, em 1918, Irmão dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira. Estudou na Escola Municipal da Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger. Posteriormente, estudou com a professora Amália Teixeira e no Colégio Rio Branco, em nosso município.
Cursou medicina na Faculdade Fluminense de Medicina a partir de 1943. Foi vereador entre 1935 e 1937, no município de Cambuci (RJ). Exerceu, ainda, o mandato de vereador, entre 1947 e 1951, no município paranaense de Mandaguari.
Foi eleito o primeiro prefeito de Nova Esperança (PR), cargo que exerceu entre 1951 e 1954. Foi eleito, ainda pelo Paraná, deputado estadual, cargo que ocupou entre 1955 e 1959 e deputado federal, cargo que exerceu até 1963, ocasião em que abandonou a vida política, em decorrência da morte de seu irmão Roberto Silveira, em atentado ocorrido no dia 28 de fevereiro de 1962. Zequinha Silveira, assim como seus irmãos, Roberto e Badger Silveira, foi fruto de educação esmerada de seus pais, Boaner-ges Borges da Silveira e Maria do Carmo Teixeira Silveira, a Biluca. Durante o período em que seu irmão Roberto esteve internado, devotou todas as suas forças para a sua recuperação.
16. Falecimento de Zequinha Silveira, ex deputado federal pelo Paraná, em 2009.
18. Falecimento do Intendente Joaquim Teixeira de Siqueira Reis, em 1891, pai de Pedro Teixeira, 1o. Imperador da Festa do Divino Espírito Santo. Casado pela segunda vez, com Umbelina Teixeira, em 26/10/1885, teve os seguintes filhos: Malica(Maria Francisca), Chico Reis (Francisco), Bárbara Teixeira Magalhães e Quinca Reis (Joaquim); falecimento de Joaquim Rodrigues Souza Campos, o Cel. Quinca Bento.
19. Nascimento, em 1854, do Cel. Luís Vieira de Rezende, segundo prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua 1ª emancipação.
21. Falecimento da poeta Iracema Seródio, em 1992.
24. Falecimento de Ésio Bastos, em 2003.
25. Nascimento do Desembargador Jorge Fernando Loretti, em 1924, no Rio de Janeiro. Trabalhou nos governos dos Governadores Roberto e Badger Silveira e foi presidente do Tribunal de Justiça. Por doação da viúva Cléa Loretti, foi estabelecida a Biblioteca Desembargador Jorge Loretti no distrito de Calheiros.

*SETEMBRO*

04. Falecimento do dr Ayrthon Borges Seródio, em 2016.
06. Fundação, em 1930, do jornal A Voz do Povo, por Osório Carneiro.
08. Falecimento, em 1932, de Pedro Gonçalves da Silva Jr., o primeiro prefeito de Born Jesus por ocasião de sua 1ª emancipação.
09. Nascimento da Professora Maria Apparecida Dutra, em 1930, neta de Pedro Gonçalves da Silva Jr, 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, por ocasião da primeira emancipação, e Isabel de Figueiredo (descendente de Silva Pinto, um dos primeiros colonizadores de nosso município), é filha do historiador Antônio de Sousa Dutra e Alice Gonçalves da Silva.
10. Nascimento da musicista Georgina Teixeira Mello, a Dona Nina, em 1924.
12. Fundação da Escola de Música Cristo Rei, em 1985, por Marise Xavier.
17. Nascimento do violonista e compositor Amilcar Abreu. Conhecido como " Mão de Ouro", lançou o clássico CD "Pingos de Saudade".
22. Fundação da Companhia Musical Corre Coxia, em 1999.
24. Nascimento de Raul Travassos, cenógrafo da Rede Globo de Televisão, com atuação em mais de 50 novelas, restaurador, músico e artista plástico, um dos gênios de nossa cultura.

*OUTUBRO*

02. Nascimento do Maestro Nilo de Souza; Início do Festival de História e Cultura de Calheiros
04. Chegada de Pe. Mello ao Rio de Janeiro, em 1895, através do vapor Argentina, de nacionalidade alemã, a partir da ilha da Terceira, no Arquipélago dos Açores (Portugal); Instalação, ern 1947, da Câmara de Vereadores, após a 2a emancipação, com os seguintes vereadores eleitos: Antonio Tinoco de Oliveira, Lao Monteiro de Carvalho, Esio Martins Bastos, Dr. José Duarte Vieira, Dr. José Vieira Serôdio, Dr. Dirceu Cabral Henriques, Tito Nunes da Silva, Gauthier Pontes de Figueiredo, Mário Nunes da Silva, Agostinho Boechat, Abílio Sá Viana, João Gomes de Figueiredo e Cristóvão Padilha de Campos. Observações: Lao Monteiro de Carvalho renunciou ao cargo, sendo substituído por Carlos Marques Brambila; Tito Nunes da Silva se licenciou, sendo substituído por Boanerges Borges da Silveira, pai dos Governa¬dores Roberto e Badger Silveira; Gauthier Pontes de Figueiredo se licenciou por trinta dias, sendo substituído por Olegário Teixeira de Faria; inauguração da Biblioteca Desembargador Jorge Loretti, em Calheiros.
07. Falecimento do historiador Francisco Camargo Teixeira.
12. Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930 entram em Bom Jesus do Itabapoana, sob o comando do 1o. Tenente Rosental Machado Alves, pela rua do Barro Branco e se estabelecem onde está situado atualmente o Big Hotel.
15. Fundação da Associação Comercial e Ernpresarial (ACE), em 1953.
16. As Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930, representadas pelo 1º.Tte Comandante da Coluna, Rosental Machado Alves, pelo Capitão Respício do Espírito Santo e pelo Tte. Coronel Otto Feio da Silveira, retiram-se de Bom Jesus, nomeando Osório Carneiro como "autoridade de fato", investido "dos mais amplos poderes, prestando-lhe as forças revoltosas inteiro apoio e auxílio material em qualquer emergência".
19. Nascimento de Olívio Bastos, em 1889, em Campos dos Goytacazes. Em 1933, mudou-se com a família para Bom Jesus do Norte (ES), para ser administrador da Cia Ferroviária Itabapoana. Foi administrador da Empresa de Luz e Força Itabapoana. Foi um dos fundadores do Centro Popular Pró-Melhoramentos e proprietário do Colégio Rio Branco.
31. Nascimento do Desembargador Claudio Brandão, com título de cidadão bonjesuense e origem em Pirapetinga de Bom Jesus, em 1963. Fundação do Tiro de Guerra, em 1945. O Tiro de Guerra de Bom Jesus tem, contudo, sua história iniciada dentro do Colégio Rio Branco, quando foi ali criada a “Cia Militar do Colégio Rio Branco”, que, em 1926 formou a 1ª. Turma de Reservistas, tendo à frente o Sargento Alceu Soares.

*NOVEMBRO*

03. Falecimento do jornalista Osório Carneiro, em 1975.
05. Nascimento do médico humanista dr. José Vieira Seródio, em Pirapetinga de Bom Jesus, em 1906.
10. Nascimento de Moacyr Valinho Xavier, em 1929, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. Advogado, exerceu por 45 anos o cargo de Administrador Geral do Hospital São Vicente de Paulo, sendo um dos grandes responsáveis pelo engrandecimento do nosocômio.
10. Falecimento de Francisca de Paula Figueiredo, em 1874. Ela era esposa do Alferes Francisco da Silva Pinto.
12. Falecimento do violonista e compositor Amilcar Abreu.
13. Nascimento de José de Oliveira Borges, conhecido como Zezé Borges, na Barra do Pirapetinga, no ano de 1895, filho do Capitão Francisco Borges Sobrinho e Maria Severina Teixeira de Oliveira Borges. Foi o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, nomeado pelo interventor Amaral Peixoto, após a segunda emancipação, governando entre os anos de 1939 e 1945. Foi deputado estadual entre 1947 e 1951, vereador de 1952 a 1956 e prefeito novamente entre 1958 e 1962.
14. O Decreto no. 1261, de 1862, eleva o Arraial do Senhor Bom Jesus a Freguesia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana.
15. Falecimento de Salim Darwich Tannus, em 1989; fale-cimento da compositora Maria Aparecida Borges Ebendinger, em 2019.
20. Dia da Consciência Negra em Rosal.
24. Decreto no. 150, de 1890, do Governador Francisco Portela, cria o município de Itabapoana, que foi instalado trinta dias depois, tendo como sede o prédio do atual Big Hotel.
28. Fundação do ILAC (Instituto de Letras e Artes de Carabuçu), em 1995.
30. Nascimento de Michel Saad, em 1928. Depois de importante atuação como Deputado Estadual, foi reeleito como o Deputado mais votado do PTB e líder do partido no Governo de Badger Silveira. Como Deputado, sua atuação foi marcada pela priorização da educação de base, tendo sido autor de vários projetos de lei que criavam condições de melhoria na formação dos professores e na sua valorização profissional. Teve atuação de destaque na implantação do Colégio Estadual Padre Mello.

*DEZEMBRO*

02. Fundação do Museu da Imagem de Pirapetinga de Bom Jesus, em 1993, por Norberto Seródio Boechat e seus irmãos Maria Lúcia Seródio Boechat e Agostinho Seródio Boechat.
04. Fundação da Academia Bonjesuense de Letras, em 1976, pelo dr. Ayrthon Borges Seródio.
06. Visita de onze senadores à Usina Santa Maria, de propriedade dos Irmãos José Carlos Pereira Pinto - que também era senador - e Jorge Pereira Pinto, em 1953: Napoleão Alencastro Guimarães e Hamilton Nogueira (Distrito Federal), Aluísio de Carvalho (Bahia), Pompeu (Ceará), João Vilas Boas e Mario Mota (Mato Grosso), Luiz Tinoco (Espírito Santo), Waldemar Pedrosa (Amazonas), Alfredo Simch (Rio Grande do Sul), Ezequias da Rocha (Alagoas) e Kerginaldo Cavalcanti (Rio Grande do Norte).
07. Nascimento do escritor Octacílio de Aquino, um dos gênios de nossa literatura; nascimento do Maestro Áureo Fiori, em 1933.
09. Nascimento de Antônio José Borges, em 1928. Filho de Messias Borges Ribeiro e Maria Francisca Teixeira Reis, foi casado com Maria Teresinha Borges. Herdou e ampliou a fábrica de manteiga Messias, muito procurada, na época. Construiu, em 1952, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, levando desenvolvimento econômico para a região. Em 1963, estabeleceu uma granja onde produzia cerca de 400 ovos por dia, além de uma fábrica de doces e uma olaria, na Barra do Pirapetinga.
14. O Decreto no. 633, de 1938, do Interventor Ernâni do Amaral Peixoto, emancipou Bom Jesus do Itabapoana pela se-gunda e definitiva vez.
15. Criado, em 1879, um distrito policial no Arraial de Santo Antônio do Rio Preto, atual distrito de Calheiros.
17. Nascimento do poeta Onofre Nunes da Silva, em 1932.
23. Nascimento, em 1918, de Paulo Moreira, o herói bonjesuense que morreu em combate na 2a. Guerra Mundial;
Nascimento, em 1943, de
25. Primeira Emancipação de Bom Jesus do Itabapoana (1890), através do decreto do Governador Francisco Portela, que nomeou como prefeito (presidente do Conselho de Intendência) Pedro Gonçalves da Silva Jr. (Cel. Pedroca) e os seguintes vereadores (intendentes): Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis. José Cândido Fragoso foi nomeado secretário; fundação, em 1946, do jornal O NORTE FLUMINENSE, por Ésio Bastos.
27. Nascimento de Maria Sílvia Bastos Marques, em 1956. Foi administradora e executiva com mestrado e doutorado em Ciências Econômicas, pela Fundação Getúlio Vargas. Foi a primeira e única mulher presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica integrada da América Latina, passando a ser conhecida corno a "Dama de Ferro". Foi incluída pela revista norte-americana Time como única mulher entre os doze executivos mais poderosos do mundo. Foi presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário