sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O datilógrafo
.........................

Joel Boechat


      Cantinho
      de sonhos e esperanças

Tinha tão meus 17 anos
Já ha um ano trabalhando
Na cabeça muitos  planos

Li uma oferta de emprego
Para o Setor de Cobrança
Salário de 800 Cruzeiros
Morava no Rio de Janeiro
E a firma em Nictheroy
Mas isso não tinha
A menor importância

Só havia uma exigência
" Gimnasial"  completo
E em "dactilografia", alguma
Experiência...

Procurei Curso de noitinha
E fiz a minha inscrição

Recebi a primeira lição
E conheci a professora
Parecia  uma criança ...
O nome dela...
Rosinha...
Nos cabelos uma trança
Que linda aquela ruivinha

No andar do aprendizado,
Dedinhos nos meus
colados ...
De olhos cerrados, sonhava
Ah meu Deus ! ...
Se fosse minha ...

Ela ficava de pé
E eu, sentado,  ficava
Sem perceber...
Ou mesmo
Por querer ... Quem sabe? ..
Seus tenros seios
Em meus ombros encostava

Na penúltima lição
Deixei com a professora
Em um papel ofício  dobrado .
Esse bilhetinho
" estou louco por Rosinha"

Recebi dela a resposta
Também numa folha dobrada..
 " Tambem quero
    O teu carinho"

Conheci o  seu amor
No Alto da Boa Vista
Foi muito linda essa
Primeira conquista

No dia de entregar
A minha última lição
No papel escrevi, caprichado 
"Rosinha, paixão"

Me deu outro bilhetinho
A pior coisa que senti
Em toda minha vida
O bilhete assim dizia:
   " por favor,  me esqueça
  Eu estou comprometida"

Se esse meu amor
Foi só de um dia
Por que nostalgia ?
Por que chorar ?
Por que tanta covardia ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário