segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O nascimento de um país pluricontinental

Faz hoje precisamente 204 anos que tinha lugar o nascimento de um Estado quase utópico nos seus fundamentos e alicerces -  o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Um país pluricontinental, dos mais vastos do planeta, com territórios nos cinco continentes, de génese e matriz europeias,  de língua portuguesa,  com a corte e a capital sediadas nos trópicos, em plena América do Sul, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro - algo nunca antes ocorrido nem nunca mais repetido em nenhum outro lugar do mundo inteiro.

Com efeito, a 16 de Dezembro do ano da graça do Senhor de 1815, o então Príncipe Regente D. João, futuro Rei D. João VI, assinava no Rio de Janeiro o Decreto que criava este Reino que haveria de ter vida efémera.

Não quiseram os homens, o Destino e a História que durasse mais de 10 anos, todavia, é um exercício curioso imaginar como seria hoje a sua posição no mundo e a sua eventual preponderância no contexto da globalização e da geoestratégica, caso se mantivesse unido até à actualidade.

Nesta imagem, aquela que foi a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário