sexta-feira, 23 de maio de 2014


MUSEU DA CERÂMICA 
EM BOM JESUS DO ITABAPOANA


Nivaldo Braga Guimarães e o torno mecânico da década de 1930


Hoje, dia 23 de maio, ficou acertada a inauguração do MUSEU DA CERÂMICA em Bom Jesus do Itabapoana.

As tratativas ocorreram entre o proprietário da Cerâmica Bom Jesus, Nivaldo Braga Guimarães, e o professor de artesanato da Cerâmica da Usina Santa Maria, Daniel de Lima, com intermediação de O NORTE FLUMINENSE.



Artesanato da Cerâmica Bom Jesus...



...... é procurado por tradição, sem qualquer propaganda

A Cerâmica Bom Jesus foi fundada em 1937 por Floriano Teles Guimarães, sendo estabelecida, inicialmente, na conhecida rua dos Mineiros. Em seguida, estabeleceu-se na avenida Padre Mello, para fixar-se definitivamente na rua Tenente José Teixeira, onde se encontra até hoje, passando de geração em geração.

Pompeu Soares Guimarães e a esposa Neide Braga Guimarães

Foi em 1951 que Pompeu Soares Guimarães se uniu a Floriano nos trabalhos da Cerâmica e, posteriormente, assumiu a mesma, com o apoio de seu filho, Nivaldo Braga Guimarães. Pompeu, que completará 89 anos no próximo dia 8 de agosto, diz que "passei todo o negócio para o meu filho".


Forno da década de 1930

Segundo o professor de artesanato Daniel de Lima, que lida há 25 anos com barro, e está fixado na Usina Santa Maria, lecionando através do projeto ROÇARTE, mantido pela Petrobras, "o espaço da Cerâmica Bom Jesus tem tudo para ser um pólo de arte, na região. Quando entramos em um ambiente de arte autêntica, sentimos algo diferente, como é o caso daqui. Nivaldo é um vencedor porque trabalha por arte e não para ganhar dinheiro", assinala.

Professor pernambucano Daniel de Lima e a artesã Edilene Peris, a Leninha

A Cerâmica Bom Jesus possui relíquias como o maçarico, da década de 1950, tornos mecânico e elétrico e forno da década de 1960. Outras peças históricas devem ser incorporadas ao acervo. Nivaldo aprovou a ideia da criação do Museu da Cerâmica:  "Dou carta branca e forneço toda a infra estrutura".


Relíquia da década de 1950:  maçarico utilizado para moer o barro


Torno elétrico da década de 1960


Peça de artesanato de barro pode valer até R$1.000,00 (mil reais)

Com a intermediação de O NORTE FLUMINENSE, ficou estabelecida a inauguração do MUSEU DA CERÂMICA, no endereço onde funciona a CERÂMICA BOM JESUS, no dia 09 de agosto, às 13h, por ocasião do 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos.

Após a inauguração, haverá Oficina de Cerâmica ministrada pelo próprio professor Daniel de Lima, com duração prevista de cerca de 4 horas. As inscrições serão gratuitas e o limite de participantes é de 20. Contatos com Edilene Peres, através do email edileneperis@hotmail.com.

No dia 10 de agosto, às 8h, dentro do Circuito Cultural, será inaugurado o MUSEU DO SHOW, em Mutum de Baixo e, às 14h, o que promete ser um evento bastante concorrido: o lançamento da pedra fundamental do MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVERIA, no Sítio onde ambos nasceram.


Nivaldo Braga Guimarães e Daniel de Lima: Museu da Cerâmica e sonho de  pólo cultural


4 comentários: