quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A História do Abrigo dos Velhos (VII)

                                            Edino Apolinário







O Jornal “O NORTE FLUMINENSE” assim noticiou em sua edição de 23 de agosto de 1970:

       INAUGURADO O ABRIGO DOS VELHOS "JOSÉ LIMA"

             Quando o saudoso José Lima, às suas expensas, instalou e manteve o modesto Abrigo dos Velhos, em dependências de sua propriedade, longe estava de supor que após a sua morte, a sua obra assistencial ganhasse as proporções atuais sob a direção do ilustre, operoso e caridoso vigário de nossa paróquia, padre Francisco Apoliano. E que através do Centro Social Imaculado Coração de Maria, ganhou a obra materialmente, a culminância que já havia atingido em seu mérito, granjeando o apoio, a solidariedade de todo o nosso povo, reconhecidamente devotado às causas filantrópicas, como estão aí as obras do Hospital, do Instituto de Menores e outras. 

O Centro Social Imaculado Coração de Maria, que tem na sua presidência o padre Francisco Apoliano e como demais membros da diretoria os senhores Daniel Borges de Alvarenga, Dr. Ezio Teixeira Lima e o Ruymar Viestel promoveu ontem, com várias e significativas solenidades a inauguração do Abrigo dos Velhos José Lima, a obra que preenche todas as exigências reclamadas por uma perfeita assistência material, moral e religiosa à velhice desamparada e na qual foi empregada a importância superior a duzentos mil cruzeiros, provinda, em sua maior parte, da colaboração do nosso povo, sempre generoso e solidário quando se trata de servir ao próximo. 

O Senhor Bispo da Diocese, Dom Antônio de Castro Mayer, pelo seu representante, Monsenhor Barros Uchoa, prestigiou o marco inaugural que contou também com a presença de altas autoridades locais e inúmeras congregações religiosas. 

Às 17 horas, verificou-se a “Procissão da Caridade” quando as imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, depois de bentas na Igreja Matriz, foram transportadas para o Abrigo, arregimentando grande massa de povo. 

Após a entronização das imagens na Capela do Abrigo Monsenhor Barros Uchoa, representante de Sua Excelência Dom Antônio de Castro Mayer, nosso bispo, deu a bênção solene do Santíssimo Sacramento do Altar, a todos os presentes, com o que foram encerradas as cerimônias de inauguração.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário