domingo, 25 de fevereiro de 2018

ELCIO XAVIER DOA NOVAS RELÍQUIAS AO ECLB

Elcio Xavier, um dos grandes poetas do país, contribui, mais uma vez, para o resgate de nossa história

Um mapa de Bom Jesus do Itabapoana confeccionado por Pe. Mello, em 15/3/1940, e vários exemplares da revista bonjesuense Vagalume, editada em 1922, 1923 e 1924 são as mais novas relíquias que Elcio Xavier doou ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).




Padre Mello produziu o primeiro mapa de Bom Jesus do Itabapoana, utilizando um simples teodolito



             O mapa é datado de 15/3/1940


Segundo texto de Elcio Xavier, um dos grandes poetas do país, em memorável artigo publicado em A Voz do Povo, no dia 6 de janeiro de 1951, e remetido ao O Norte Fluminense, Pe. Mello fez o "levantamento topográfico de quase toda a região, dispondo de um modesto teodolito, e desenhou o primeiro, senão único, mapa do município".

Elcio Xavier ressaltou, ainda, no referido texto, que Pe. Mello "legou-nos a história real da cidade, desde sua origem, através de O Meu Campinho, sua coluna semanal de A Voz do Povo, e foi grande poeta, deixando vasta obra que precisa ser catalogada e publicada, antes que os anos nos roubem o incalculável tesouro deixado por este talento indiscutível que Bom Jesus abrigou por tantos e tantos anos".


Em 1951, Elcio Xavier pugnava, no jornal A Voz do Povo, por um trabalho de catalogação da obra de Padre Mello, antes que ela se perdesse

O trabalho de catalogação dos textos de Pe. Mello publicados no jornal A Voz do Povo foi iniciado por Delton de Mattos, outro gênio de nossa literatura, cerca de 60 anos após o artigo de Elcio Xavier.

Por outro lado, a editora O Norte Fluminense lançou, em 2015, o livro "Obras Selecionadas de Pe. Mello", e prepara o lançamento da 2ª edição no dia 2 de abril, às 9h, no ECLB. Esta nova edição contará com inúmeras outras poesias e diversas importantes informações sobre o pároco açoriano.

No ano passado, por ocasião das comemorações dos 154 anos de nascimento de Pe. Mello, foi lançado o site
https://sites.google.com/site/padreantoniofranciscodemello 
produzido pela pesquisadora capixaba Lucília Stanzani, que permitiu a divulgação de sua vida e obra para o mundo.

O apelo de Elcio Xavier, publicado no dia 6/1/1951, está sendo, portanto, realizado com o seu inestimável apoio.




Em Bom Jesus do Itabapoana foi editada a revista Vagalume nos anos de 1922, 1923 e 1924


Claudinier Martins, tio de Esio e Luciano Bastos, fez ilustração para a revista Vagalume


Nenhum comentário:

Postar um comentário