sábado, 24 de fevereiro de 2018

Cavalhada será resgatada em Bom Jesus do Itabapoana

Antonio Soares Borges, Cristina Borges, Gisele Magalhães, André Luiz de Oliveira e Gino Martins Borges Bastos integram o Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira

A direção do Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira, ligado à Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, reuniu-se na manhã dessa sexta-feira na biblioteca do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), para definir suas atividades ao longo do ano.


No dia 6 de abril, ocorrerá a formalização dos integrantes do grupo, o que sucederá por ocasião de uma Festa na Casa Portuguesa, que ocorrerá na residência de um "Borges".

Os Borges de nosso município têm suas origens na Ilha Terceira, que compõe o Arquipélago dos Açores (Portugal).

O nome "Manuel Ignácio da Silveira", que dá nome ao Centro de Estudos, por sua vez, se refere ao bisavô paterno dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, que veio da Ilha de Pico, no Arquipélago dos Açores, para o Brasil.

Além de pesquisar a influência portuguesa em nosso município, o Centro de Estudos tem como objetivo apoiar o resgate de sua cultura.

Nesta linha, restou deliberado o apoio ao resgate da Cavalhada, celebração portuguesa antiga, que relembra as batalhas entre cristãos e mouros, e que ocorrem durante a Festa do Divino Espírito Santo. Antigamente, era praticada em Bom Jesus. Esta festividade ocorrerá no dia 13 de agosto, seguida de homenagem a Padre Mello, diante de seu busto. O Centro de Estudos cogita, também, o lançamento de uma revista, nesta data.

Foi discutido, ainda, o apoio à 1ª. Festa Portuguesa de nosso município, que ocorrerá no dia 27 de abril, data em que Pe. Mello, originário da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, completaria 155 anos de nascimento. Este evento contará com a organização da secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, que tem Luciara Nunes como gestora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário