domingo, 18 de fevereiro de 2018

Um relógio de R$15.000,00


Relógio centenário foi construído pelo português Inácio Fernandes Barbosa, na Fazenda São Jorge que, depois, passou a ser propriedade do ex-prefeito Jorge Assis de Oliveira

Um relógio centenário, construído pelo português Coronel Inácio Fernandes Barbosa, antigo proprietário da Fazenda São Jorge, na região de Carabuçu, está à venda por R$15.000,00 (quinze mil reais).

Inácio nasceu em Gulpilhares, distrito de Porto, Portugal, no dia 11/10/1841, e fixou-se na fazenda conhecida como São Jorge, que pertenceu ao ex-prefeito Jorge Assis de Oliveira.


João Evangelista Barbosa recebeu o relógio de herança


João Evangelista Barbosa recebeu o relógio de herança de seus pais José Jorge Barbosa e Noemy Evangelista Barbosa. "Esse relógio está à venda há cerca de 4 anos. Já recebi contraproposta de R$12.000,00 (doze mil reais), mas rejeitei-a. Acho que vou deixá-la como herança para meus filhos, assim como fez meu pai", salienta.


João Evangelista conta que ele e seus irmãos Odete, Maria José, Zizinha e Álvaro foram criados na referida fazenda, pois seus pais moravam ali. Todos nasceram, contudo, no município de Apiacá, devido à proximidade com o hospital.

Segundo João Evangelista, "meus avós paternos Inácio e Francisca Barbosa vieram de Portugal. Após meu avô se fixar na Fazenda São Jorge, realizou diligências para trazer Francisca, tendo os mesmos casados no Brasil. Meu avô se estabeleceu como marceneiro e construiu este relógio, entre inúmeras outras peças e móveis. Após a morte de meus avós, os herdeiros acabaram vendendo a propriedade para o ex-prefeito Jorge Assis de Oliveira".


Dr. José Antônio Rangel e a ponte construída pelo Ministério dos Transportes em 1983. Aos fundos, a sede da Fazenda São Jorge

João Evangelista conta que seu pai teve 8 filhos, em primeiras núpcias com Francisca Barbosa: José, Abelardo, Inácio, Rui, Georgina, Ena, Teresa e Adalto, e 3 filhos com Noemy: "eu, Francisca e Erila. Embora meu pai fosse lavrador, eu acabei retomando às atividades de meu avô e tornei-me marceneiro há cerca de 60 anos atrás, ocasião em que fundei a Marcenaria São João, e mantenho minha atividade profissional até hoje, na rua Carlos Firmo, em Bom Jesus do Norte (ES). Essa profissão dá dinheiro, caso o profissional se disponha a trabalhar".

Casado com Maria Aparecida de Almeida Barbosa, possui três filhas, mas nenhuma quis seguir a profissão do pai. "Aos jovens das novas gerações, eu diria para lutarem por sua vocação, que vai sendo descoberta, na medida em que se procura lutar com honestidade na vida", finalizou.








João Evangelista, à frente da Marcenaria São João



A antiga Marcenaria São João, de João Evangelista





Nenhum comentário:

Postar um comentário