sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

MUSEUS CONTAM A HISTÓRIA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA



Até o momento, podem ser constatados 9 (nove) museus que se propõem a preservar vários aspectos da história de Bom Jesus do Itabapoana. 

As iniciativas, quando vistas em seu aspecto global, revelam uma característica própria do bonjesuense, que é a devoção à sua história.

Segue a relação colacionada pelo jornal O Norte Fluminense.


1. MUSEU DA IMAGEM (PIRAPETINGA DE BOM JESUS) 


 Museu da Imagem tem como diretora de manutenção Maria Lúcia Seródio Boechat


O Museu da Imagem, localizado no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, foi fundado em 2 de dezembro de 1993, e completará, em dezembro, 25 anos de profícua existência. Idealizado por Norberto Seródio Boechat, considerado um dos gênios de nossa literatura, é seu atual presidente, tendo sua irmã, Maria Lúcia Seródio Boechat, como diretora de manutenção.

O Museu tem sido objeto de visita por parte de inúmeros alunos e conta com peças raras, como objetos da época da escravatura, em meio a um ambiente paradisíaco.



Peças raras da época escravocrata compõem o acervo da entidade







Roda d'água no Museu da Imagem em Pirapetinga de Bom Jesus


Os irmãos Agostinho, Norberto e Maria Lúcia Seródio: paixão pela história e cultura


Museu da Imagem de Pirapetinga



 2. ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS (ECLB)



O  Colégio Rio Branco funcionou entre 1920 e 2010. Em 12 de agosto de 2011, tornou-se o Espaço Cultural Luciano Bastos, mantido pelos filhos do educador, advogado e político. A entidade conta com o acervo do educandário e com o Museu da Imprensa. Várias relíquias podem ser encontradas ali, como a máquina francesa Alauzet, do século XIX e os originais dos primeiros jornais de nosso município.

Antiga secretaria do Colégio Rio Branco está preservada


 Na foto, Helton Almeida, filho de José Tarouquela, proprietário da antiga Tipografia Almeida, com a máquina Alauzet, do século XIX, que pertenceu à empresa, e que imprimiu o jornal O Norte Fluminense por décadas


Acervo do ECLB

Elcio Xavier doou sua biblioteca ao ECLB em 2012



Débora Loureiro Laborne Borges ao lado dos filhos de Elcio Xavier, Rosete Loureiro Xavier, Regina Loureiro Xavier e Rogério Loureiro Xavier, acompanhado da esposa Elaine Bastos Xavier, na biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos. Ao fundo, a coleção de livros doados pelo nosso maior poeta



José Roberto Ferraiolo Silveira e Badger Silveira Filho, filhos do ex-governador Badger Silveira Filho,  Herval José Silveira, filho de José Teixeira Silveira,  ex-deputado federal pelo Paraná, e Geraldo Silveira, filho de Maria da Penha Silveira, em uma das salas do antigo Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana, em 2014 


Comitiva no interior do ECLB


 Os irmãos José Teixeira Silveira, o Zequinha, Badger Silveira e Roberto Silveira estudaram no Colégio Rio Branco

O pianista Luís Otávio estreou o piano Schuman em 2013


Teatro




 Exposição 


Feira de Livros



Grupo Musical Amantes da Arte no Auditório Dona Carmita



3. MUSEU DA FAMÍLIA DECIMONI, EM CALHEIROS

Conhecido como Museu da Alcedina, o Museu é mantido, há mais de 10 anos, por Dejair Decimoni, esposo, e filhos de Alcedina Clara da Conceição Decimoni, no distrito de Calheiros.

Alcedina sempre teve o costume de colecionar objetos antigos. Após seu falecimento, os familiares resolveram fundar o Museu da Alcedina, para preservar sua memória.












Dejair Decimoni e algumas peças do Museu da Alcedina





4. MUSEU DA ASDRUC 


O MUSEU DA ASDRUC (Associação do Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros) foi fundado em 13 de junho de 2007 e integra o acervo da Casa da Cultura, localizada em prédio onde funcionou a primeira delegacia do distrito de Calheiros. 















Badger Silveira Filho, Ana Maria Silveira e Maria Cristina Silveira, filhos do ex-governador Badger Silveira, com  Leocádio de Oliveira e Elpídio Rodrigo do Canto, no Museu da ASDRUC, em 2014




5. MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA, NO SÍTIO RIO PRETO



Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira

O Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, onde nasceram os ex-governadores, foi fundado no dia 8 de agosto de 2016. Tratou-se de um evento histórico para o município, que contou com a presença de personalidades de nossa história.

Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes: 



Ismélia Saad Silveira, nossa Eterna Primeira Dama, viúva de Roberto Silveira, sua filha Dora Saad Silveira e sua irmã Mariam Saad Salma, Badger Teixeira da Silveira Filho, Cristina Silveira e José Ferraiolo Silveira, filhos de Badger Silveira e Renée Ferraiolo Silveira, Luana Silveira Teixeira, neta de Badger Silveira, Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira, irmã de Roberto, Badger e Zequinha Silveira, Wilma Teixeira Martins Coutinho, que trabalhou nos Gabinetes dos Governadores Roberto e Badger Silveira, Sandra das Graças Monteiro e Maria Lúcia Rutter Mattos, amigas da família de Badger Silveira, Maurício Alcântara Guimarães, Cinematografista Oficial dos Governos Roberto e Badger Silveira, sua esposa Sandra Maria Araújo da Fonseca e Luitgarde Cavalcante, Doutora em Ciências Sociais e Pós-Doutorada em Antropologia e Ciência das Letras, professora aposentada da UFRJ e UERJ.


































 Sítio Rio Preto, em Calheiros









6. MUSEU DA CERÂMICA






O Museu da Cerâmica foi fundado em 9 de agosto de 2014 e está instalado no local onde funciona a Cerâmica Bom Jesus, que foi fundada por Floriano Teles Guimarães em 1937 e, hoje, é administrada por seu sobrinho Nivaldo Braga Guimarães.

O seu acervo conta com um forno e um torno mecânico da década de 1930, que contribuíram para o desenvolvimento de nosso município. Compõem o acervo, ainda, entre outras preciosidades, uma telha feita no século XIX, na coxa de escravos, e tijolos da década de 1940.




Nivaldo Guimarães, proprietário do Museu, sua mãe, Neide Braga Guimarães, Ana Maria Silveira, filha do ex-governador Badger Silveira e Wilma Martins Teixeira Coutinho, que trabalhou nos gabinetes dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, na inauguração em 2014



                                

Filtro da década de 1940 produzido na Cerâmica Bom Jesus pertenceu ao casal Francisco Moraes Borges e Odete Tavares Borges e foi transformado em adorno



























Pompeu Soares Guimarães, pai de Nivaldo, nascido no dia 04/06/1925, era conhecido como o "Pelé do Barro"


7. MEMORIAL CORONEL QUINCA BENTO E PADRE ANTÔNIO ALVES DE SIQUEIRA, NO ARRAIAL NOVO









O Memorial Coronel Quinca Bento e Padre Antônio Alves de Siqueira, fundado em 8 de junho de 2015, está assentado em um antigo coreto localizado no Arraial Novo e resgata a história de Quinca Bento, o desbravador da região, assim como do padre que orientou espiritualmente a família.

















8. MUSEU DO SHOW, EM MUTUM DE BAIXO





O Museu do Show está localizado em Mutum de Baixo e foi fundado no dia 10 de agosto de 2014, por Sérgio Rocha Inácio, conhecido como "Show". O Museu está inserido em um ambiente que mescla lanchonete, hospedagem e uma paisagem deslumbrante.






















Inauguração do Museu do Show em 10 de agosto de 2014. Em pé: Tânia Aparecida Rocha Inácio, Sérgio Rocha Inácio Jr., Beatriz Ofrante Inácio, Sérgio Rocha Inácio e Neusa Maria Ofrante Inácio. Sentados: Almim Henrique Inácio e Luzia Rocha Inácio

9.USEU DA CACHAÇA VELHA MATINHA, EM MATTINHOS





Peças de engenho do século XIX são algumas das relíquias que tornam o Museu da Cachaça Velha Matinha, localizado em Mattinhos, um autêntico museu a céu aberto.

Fundado por Luciano Nunes, de família tradicional de nosso município, o acervo conta com relíquias, como peças oriundas da Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos.














 



















 










 











































Nenhum comentário:

Postar um comentário