quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Município realiza reforma e preserva patrimônio histórico



O poder público municipal de Mimoso do Sul (ES) está promovendo a reforma do Municipal Lítero Club, fundado em 1933 com o nome de Grêmio Lítero Esportivo e Dançante.

Foi neste clube que trabalhou, por muitos anos, o mimosense Cleber Coimbra, uma das grandes personalidades de nossa região, e hoje radicado em Brasília. Além de manter um programa de alto falante, no clube, ele comandou a realização de bingos por vários anos, colaborando decisivamente na manutenção da agremiação. Foi lá, também, que Cleber ingressou no Banco do Brasil, aos 18 anos, em 1957.


O município capixaba passou a ser formado no dia 11 de outubro 1852, quando o Capitão Pedro Ferreira da Silva adquiriu a Fazenda do Vale Mimozo.


Em 1892, a região passou a ser distrito de São Pedro do Itabapoana, que, então, era município, mas, após a Revolução de 1930, os papeis se inverteram.


No dia 2 de novembro de 1933, a sede foi transferida para Mimoso do Sul, que se chamava João Pessoa, com apoio de força armada, fato este que, até hoje, enche de indignação alguns moradores de São Pedro do Itabapoana. 



O fato é que Mimoso do Sul, berço de Cleber Coimbra, uma das grandes personalidades de nossa região, é rica em história, e a preservação do Municipal Lítero Club colaborará fortemente para o resgate da mesma.

















2 comentários:

  1. Vou torcer para que essa reforma seja concluída e volte a funcionar como um Clube Dançante, como é o Clube Arci em Vila Velha. Estive 2 vezes em dia de show com os nossos meninos de Mimoso, da Banda Aço Doce. Maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu moro em Vitória...Estamos em 2020 e pelo que soube a reforma ainda não aconteceu.

    ResponderExcluir