quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Bom Jesus de Antigamente


Como era Bom Jesus no tempo dos avós? Suas festas, seu mundo social, seu comércio, suas ambições? Disso tudo procuraremos transmitir um pouco, revivendo noticiários, buscados em velhos arquivos. São curiosidades e acontecimentos que por certo prenderão os nossos leitores reportando-os à nossa querida terra, no princípio deste século.

Vamos iniciar a partir de 1911, precisamente a 26 de agosto, quando éramos um próspero povoado. Naquela época, as autoridades e e principais figuras de Bom Jesus eram:
 Sub-delegado - Capitão Joaquim Dutra de Moraes; Juiz de Paz - Sebastião Firmo; Escrivão de Polícia - Major Antonio Luiz Ribeiro; Vigário da Paróquia  - Padre Antonio Francisco de Mello; Agente de Correio - Da. Maria Amália Fragoso; Farmacêuticos - Srs. Pedro Gonçalves  e Major Joaquim  Lopes Moreira;  Advogado - Dr. Américo Boracho; Dentistas - Srs. Horácio de Carvalho, Alacrino Guedes e Benedito Sales;  Colégios - 15 de Novembro e o Colégio Feminino, sob a direção de dona Maria Gonçalves da Silva;  Fotógrafos - Srs.  Horácio de Carvalho e Capitão Manoel Ferreira Guimarães.

Bom Emprego de Capital

Sob o título acima, o jornal Itabapoana publicava um anúncio de venda  por 10 contos de réis(10.000$) de excelente situação, conforme transcrevemos:

"Vende-se pela quantia acima (10.000$) uma boa situação no Estado do Espírito Santo, a dois quilômetros desta povoação. Tem a mesma 20 alqueires, boa casa de morada,  3 ou 4 alqueires de pasto cercado de arame, casas para colonos, paiol, ótimo canavial, engenho de cana superior, terrenos em mata,  25 mil pés de cafés,  4 mil dos quais dando colheitas, estando os outros próximos. Quem pretender comprá-la, dirija-se ao sr. José Antonio de Cerqueira, pode tomar informações com o sr. Francisco Teixeira de Oliveira, nesta povoação".

Exames do Colégio 15 de Novembro

Era sem dúvida um acontecimento de realce, que mereceu da imprensa farta cobertura. os exames finais do Colégio 15 de Novembro. Tanta gente compareceu (30 de novembro de 1911) que o Salão do Centro Operário, local dos exames, ficou pequeno, a tal ponto que, "muitos distintos cavalheiros tiveram que ficar na rua",  As alunas do colégio apresentaram vistosos trabalhos de bordados, crochet, etc, trabalhos esses que pertenciam às alunas: Catharina de Albertis, Nativa Ferreira,  Maria Magdalena Borges, Vitoria Cheibub, Rosa Wanderley,  Maria Ferreira, Carmem Bastos,  Lucília Bastos, Noemia Firmo,  Maria e Adélia Bifano, Alzira Borges,  Olívia e Irene Rezende,  Maria de Cássia Gomes, Zulmira de Gouveia, Francisca Siqueira, Maria Ferreira do Nascimento, Jessy Murno, Aurora Xavier, Clarice Amaro, Yolanda Ferreira e Adélia Barroso.

Ladrões audaciosos

Os amigos do alheio já operavam em grande escala. E, ao que parece, os assaltos eram na base de carabinas e garruchas. Vamos transcrever noticiário de audacioso assalto levado a efeito na noite de 17 de fevereiro de 1912:

"Na noite de 17 para 18 do corrente (fevereiro de 1912), audaciosos amigos do alheio tentaram, cerca de meia-noite, saquear os armazéns dos srs. Teixeira & Borges. Aproveitando da escuridão,  penetraram no quintal, arranjava um deles algumas táboas e caixões para melhor alcançar a janela que dá entrada ao estabelecimento. Com o rumor, o caixeiro da casa, o sr. Pedro Casimiro, despertou, correu para a dita janela, carabina em punho, e procurava ferir o audaz gatuno, sendo nesse momento, o segundo que se achava de vigia disparado um tiro de garrucha contra o zeloso empregado que só por milagre saiu ileso. O sr. Pedro Casimiro tinha à cabeça um chapéu de palha. A bala atravessou-lhe a aba, indo fixar-se na janela. Foi então que ouviram-se muitos disparos, acudindo a vizinhança e os donos dos estabelecimentos srs. Franciso Teixeira de Oliveira  e Francisco Borges Sobrinho, assim como autoridade e praças do destacamento policial, já nenhum dos vestígios dos ladrões encontrando".

Casamento em 1912

Em 1912 realizou-se o casamento do sr. Guilherme Hooper Mathias, hoje chefe de tradicional e estimada família de nossa terra, com a senhorita Stela de Oliveira, filha do sr. Joaquim Teixeira de Oliveira. Serviram de padrinhos os srs. Antonio Teixeira, Francisco Teixeira de Oliveira e Manoel Vieira de Rezende. Tanto o ato civil como o religioso foram celebrados na casa dos pais da noiva, sendo grande o número de convidados. Após o cerimonial foi servido lauto jantar aos presentes.

Barbeiro usava perfumaria fina

Um anúncio, ainda em 1912, nos chamou a atenção. Era do sr. Santos Barbeiro, que resolveu modificar a tabela de seus preços. Passou a cobrar, por barba, 200 réis e, cabelo, 300 réis. Em compensação o sr. Santos garantia que só empregava perfumaria da afamada casa Roger & Gallet.

Carnaval em 1913

O Carnaval de 1913 de Bom Jesus esteve animado "graças a ilustres moços que deixaram os grandes centros e vieram a Bom Jesus na quadra da folia". O domingo gordo correu "sorridente, percorrendo as ruas retumbantes zé-pereiras e muitas máscaras avulsas: pierrots, dominós, marinheiros, etc.".

Na residência do Coronel Francisco Teixeira de Oliveira, "o grupo dos sete" realizou o primeiro baile à fantasia, que correu até às 4 horas da madrugada seguinte. À meia-noite foi servida suculenta ceia, estando fantasiados os seguintes: DOMINÓS - Mercês de Azevedo Mattos, Maria Guimarães, Nency Castro, João Azevedo Mattos, Ziza Mathias, Nativa Ferreira, Filhinho Mathias, José Firmo, Alípio Teixeira, Maria Firmo. PIERROTS - Horácio Moraes, Emanuel, Juquita, Octacílio de Aquino. MARINHEIROS - Miquita Fragoso, Odete Estiene, Alberto Estiene, Álvaro e Fernando Costa, Fernando Bayly. BORBOLETA - Edmea F. Soares. NOITE - Adelia Figueiredo Soares. JARDINEIRA - Isabel Fragoso. COMÉDIA - Maria Tinoco de Oliveira. COLOMBINA - Jandyra Firmo. PRIMAVERA - Nair Teixeira.

                      0 0 0 0

O dentista Walter G. Francklin fazia publicidade relativa a sua profissão, e seus preços eram os seguintes:

Obturações a ouro                                          10$000


Obturações a granito                                                               3$000


Dentadura sem chapa (pontes) , cada dente                          20$000


Coroas de ouro de 24 kilates                                                 20$000


Dentes pivot simples                                               de15$ a 20$000


Extrações sem dor                                                                   5$000

O dentista, que tinha seu consultório à Praça Governador Portela, n. 3, aceitava trabalhar a domicílio, com o acréscimo de 20%.

(Extraído da edição de O Norte Fluminense de 24 de abril de 1960)
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário