sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A loucura no carnaval atingiu o auge, em Bom Jesus, há 111 anos atrás



O carnaval de 1907 foi retratado por nosso jornal "Itabapoana", dirigido por Sylvio Fontoura, que o fundou no dia 1º de agosto de 1906. Foi nosso primeiro jornal. Suas edições foram reunidas em dois volumes da Coleção Histórias de Bom Jesus, produzidas por Luciano Bastos, através da Editora O Norte Fluminense.

Na edição de fevereiro daquele ano, texto assinado sob o pseudônimo de BRIMBOMRION, assinalou que "o carnaval aqui é festejado por toda a gente que a ele se atira de corpo e alma; a loucura atinge o auge, fazendo gargalhar a boca mais cerrada..."

Em outro texto sobre a festa momesca, foram ressaltadas algumas fantasias que fizeram sucesso, entre as quais, a de "Ponte do José Carlos, pobre decrépita", Coringa e Corina de Argos.  

Nesta segunda noite de Carnaval, será a vez do desfile, na Praça Governador Portela, do Bloco do Monte Calvário, seguida de apresentação de marchinhas e sambas-enredos dos grandes carnavais. 




A loucura atinge o auge do nosso carnaval, diz a edição de "Itabapoana", de 1907


Fantasias de "Ponte do José Carlos, pobre decrépita", Coringa e Corina de Argos agitaram o carnaval de 1907


Os exemplares do primeiro jornal de Bom Jesus, intitulado "Itabapoana", que circularam em 1906 e 1907, foram transcritos em dois livros editados por Luciano Bastos, pela Editora O Norte Fluminense. Os originais dos jornais se encontram no Museu da Imprensa do Espaço Cultural Luciano Bastos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário