sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Entre bustos e sustos

Busto do ex-deputado federal Darcílio Ayres Raunheitti, no canteiro da Prefeitura, é um "estranho no ninho" entre os prefeitos homenageados


Busto é a representação da parte superior do corpo de uma pessoa, com o objetivo de homenageá-la, podendo ser executado em diversos materiais. Do latim "bustum", significa "monumento fúnebre", embora há quem sustente que teria origem em "bust", palavra  céltica que significa "umidade". 

Os bustos tiveram origem com os romanos, que popularizaram este tipo de homenagem a personalidades.

Em nossa cidade, podemos encontrar bustos no canteiro da prefeitura e na Praça Governador Portela.  

Um olhar atento aos mesmos, contudo, nos leva necessariamente a sustos e a dois questionamentos imediatos.

O primeiro: o que faz, entre bustos que homenageiam prefeitos de nosso município, uma herma destinada a um deputado federal rigorosamente desconhecido e sem qualquer relação com algum relevante benefício trazido a Bom Jesus do Itabapoana? 

O segundo: com a fixação de assentos para a espera de ônibus, na calçada, como solucionar o problema relativo ao fato de que o busto de Gauthier Figueiredo acabou ficando implacavelmente oculto? 

Necessário, portanto, colocar rumo na honra aos personagens históricos de nosso município, até porque é necessária uma homenagem ao ex-prefeito Carlos Garcia.

Nesta linha de entendimento, se torna imperativo que o poder público municipal elabore um planejamento global em que, entre outras coisas, faça estabelecer na Praça Governador Portela, ao lado do busto do ex-governador Roberto Silveira, dois outros a serem consagrados aos seus irmãos Badger Silveira e Zequinha Silveira, bonjesuenses, nascidos no Sítio Rio Preto, e que se destacaram no país por seus exemplos de condutas políticas.

Badger Silveira foi governador do Estado do Rio de Janeiro, e, em seu curto mandato, deu início às obras de construção do Colégio Estadual Padre Mello, em novembro de 1963, e planejava a construção da grande hidrelétrica de Rosal, sonho de Roberto Silveira. Essa hidrelétrica transformaria nosso município em polo de desenvolvimento industrial. O convênio com o governo federal, para tal obra, havia sido assinado, na Praça Governador Portela, com o então presidente João Goulart.

Zequinha Silveira, por sua vez, consagrou-se como deputado federal no Paraná. Antes disso, foi vereador em Cambuci (RJ), entre 1947 e 1951, prefeito de Nova Esperança (PR), entre 1951 e 1954, deputado estadual entre 1955 e 1959 e deputado federal até 1963.

Num mundo em que a política perdeu referências no país, urge mostrar às novas gerações os grandes exemplos de políticos bonjesuenses de antanho, que foram e constituem exemplos sempre atuais para a construção de um novo amanhã.


É desconhecido o motivo pelo qual o deputado federal Darcílio Ayres Raunheitti teria sido merecedor de homenagem do povo bonjesuense, no mesmo espaço destinado aos prefeitos que fizeram história em nosso município
Busto de Jorge Assis de Oliveira
                                                          Busto de Gauthier Figueiredo
                                                         

Busto do Cel. Alfredo Ribeiro Portugal

                    Busto de José de Oliveira Borges, o 1º prefeito de nosso município

Busto de Gauthier Figueiredo ficou sem visibilidade, com a fixação dos assentos de espera de ônibuas





Busto do dr. José Vieira Seródio, na Praça Governador Portela

Busto de Padre Mello, no pátio da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus
 A fixação de bustos do ex-governador Badger Silveira e do ex-deputado federal Zequinha Silveira, junto do ex-governador Roberto Silveira, na Praça Governador Portela, repararia a dívida bonjesuense com o reconhecimento dos irmãos que dignificaram o nome do nosso município na política do país



Nenhum comentário:

Postar um comentário